Pular para o conteúdo

Você conhece o folclore brasileiro?

    Você conhece o folclore brasileiro?

    Folclore brasileiro faz parte da cultura popular brasileira

    São diversos contos, lendas, canções, músicas e festas, que se iniciaram no Brasil do século XIX e perduram até os dias atuais.

    Em suma, trata-se uma mistura de de várias culturas, que englobam tradições indígenas, africanas e também portuguesas. Isto, de certa forma, tornou o folclore brasileiro extremamente rico, com uma extensa diversidade cultural.

    No país, o dia do folclore é celebrado em 22 de agosto. E isto vem sendo mantido, de geração em geração!

    O carnaval, principal festa do país, é uma das manifestações culturais que, inclusive, integra o folclore brasileiro!

    Foi a partir da década de 90, que o folclore realmente ganhou força no Brasil. No ano de 1995, em Salvador, na Bahia, realizou-se o Congresso Brasileiro de folclore. O evento é considerado um marco para a manifestação cultural no país.

    Mas afinal, você conhece o folclore brasileiro? Existem algumas lendas, que estamos acostumados a ouvir desde pequenos, no tempo da escola, como curupira, saci pererê, entre outras.

    Contudo, saiba que a gama de personagens, festas e  lendas vai muito além disso!

    Fique com a gente neste texto e saiba tudo sobre o assunto!

    Principais manifestações do folclore brasileiro

    Antes de qualquer coisa, precisamos entender que o folclore brasileiro não se resume apenas a contos e histórias de personagens fictícios; é preciso incluir neste meio danças típicas, festas populares dos estados brasileiros, brincadeiras, etc.

    Dessa forma, entre as principais manifestações, podemos incluir:

    Festa junina

    Comemorada especialmente na região nordeste do Brasil, a festa junina foi trazida para o país pelos portugueses através da colonização. Inicialmente, sua finalidade era religiosa; porém, aos poucos,  foi se tornando uma festa popular. São realizadas danças típicas, comidas a base de milho e amendoim, além de vestimentas de caipira.

    Carnaval

    Fruto da colonização portuguesa, assim como a festa junina, o Carnaval era inicialmente uma brincadeira popular. Aos poucos, foi evoluindo, com máscaras e outros ritmos. Com a popularização do Samba, a partir do século XX, a “brincadeira” ganhou força, com posterior criação dos desfiles e também das escolas de samba.

    Atualmente, é uma das principais manifestações do folclore brasileiro, tornando-se inclusive, feriado nacional.

    Frevo

    O frevo é uma das principais danças tradicionais brasileiras, principalmente na região nordeste do país. Reconhecido como patrimônio Cultural Imaterial pela IPHAN, em 2007, o frevo mistura elementos de dança, movimentos acrobáticos, capoeira, figurinos coloridos e ritmo acelerado.

    Existem três tipos de frevo: o frevo de rua, o frevo canção, e o frevo de bloco (que assemelha-se muito ao carnaval).

    Bumba meu boi

    Festa que ocorre de forma anual, nos meses de junho e julho, o bumba meu boi é exclusividade do estado do Maranhão, compondo parte do folclore brasileiro.

    Toda a festa é inspirada em um conto popular, e ocorre desde o ano de 1965. Atualmente, existem dois bois, como se fossem duas escolas de samba, que disputam entre si através das suas apresentações.

    Saiba mais sobre os principais personagens do folclore brasileiro

    É claro: se estamos falando de folclore brasileiro, não podemos deixar de fora seus personagens, não é mesmo?

    A maioria destes personagens surgiu da necessidade de esclarecer fatos misteriosos que aconteciam na época. São diversos personagens fantásticos; cada região com o seu. Existem aqueles que são específicos de um estado, e outros que são conhecidos por todo país!

    Vamos conhecer melhor cada um deles?

    A lenda do curupira

    O curupira tem origem no povo tupi-guarani. É considerado o protetor das florestas dos ataques de caçadores. Sua principal característica são os pés virados para trás e o corpo coberto pêlos vermelhos. A lenda diz ainda que o ser tem a aparência de um menino.

    A lenda do saci-pererê

    É um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro. Inclusive, foi tema de filmes e seriados nacionais. Fuma um cachimbo e tem uma perna só. Segundo historiadores, sua origem está ligada a grupos indígenas que habitavam a região sul do Brasil.

    Segundo a lenda, o mesmo mora nas florestas, e atua como protetor das plantas, principalmente as ervas medicinais.

    Mula sem cabeça

    A lenda diz que toda mulher que se apaixonasse e tivesse relação com algum padre, se torna a mula sem cabeça. Trata-se de um ser que corre pelos campos e florestas, assuntando pessoas e animais por onde passa.

    Sua origem está ligada a povos da Europa, e chegou no Brasil através dos portugueses. A lenda, inclusive, espalhou-se por outros países da América Latina, como Argentina.

    Iara

    De origem amazônica, esta lenda conta a história de uma mulher, que possui corpo metade mulher, metade peixe. Diz a lenda que ela se senta na beira de rios e riachos, cantando músicas que atraem pescadores e homens. Uma vez atraído, o homem é levado para o fundo do rio.

    Homens que escapam do ataque ficam loucos, e só restauram a sanidade através do auxílio de um pajé, chefe espiritual.

    A lenda do Boto cor de rosa

    Também de origem amazônica, a lenda diz que o boto cor de rosa é um animal mágico, que se transforma em ser humano (um homem), durante as festividades juninas. Ele seduz a menina mais bonita da festa, e depois a leva para o fundo do mar.

    No folclore, a lenda era utilizada para mulheres que engravidavam antes de casar, ou fora mesmo do casamento, nas comunidades ribeirinhas. Em outras palavras, quando uma mulher engravidava misteriosamente, a culpa era do boto cor de rosa.

    Conheça algumas danças do folclore brasileiro

    Quadrilhas

    Você certamente já dançou uma quadrilha na infância.

    Sabia que seu estilo é inspirado em bailes da Inglaterra e França do século XVIII? Com o tempo, a dança foi adaptada ao costume local, e associada a outros festejos tradicionais.

    Samba de roda

    Com origem nos escravos trazidos da África para o Brasil, este gênero musical passou a ser bastante apreciado na Rio de Janeiro. Com o tempo, sofrendo mudanças, tornou-se patrimônio nacional, com instrumentos como cuíca, cavaquinho, pandeiro, entre outros.

    Existem ainda tantos outros estilos e danças que não mencionamos aqui. Mas e aí, deu para conhecer um pouquinho do que é o folclore brasileiro? Qual é a principal manifestação folclórica típica do seu Estado?

     

     

     

    (Visited 31 times, 1 visits today)