Pular para o conteúdo

Stranger Things: conceito e nostalgia

    Stranger Things conceito e nostalgia da série

    É impossível ficar indiferente ao sucesso avassalador da série original NETFLIX intitulada Stranger Things! No dia 31 de maio deste ano, a plataforma de Streaming divulgou que o recorde de horas assistidas que pertencia a segunda temporada série, que era de 193 milhões de horas, fora batida!

    E isso aconteceu com a primeira parte da quarta temporada, que registrou incríveis 286,7 horas assistidas ao redor do mundo. Portanto, o programa logo ficou conhecido como um marco da cultura pop da nossa época. Continue lendo este artigo para saber mais sobre essa série que ganhou fãs ao redor de todo o mundo!

    Relacionado: Livros de Harry Potter: 22 anos depois e o menino bruxo segue ganhando corações!

    Entenda o conceito da Série Stranger Things

    A trama de Stranger Things tem início em 1983 em uma cidade ficcional chamada Hawkins, no estado de Indiana. Um garoto de 12 anos chamado Will Bayers desaparece sem deixar vestígios. E sua mãe chamada Joyce se desespera e passa a buscar o filho com o auxílio do policial da cidade Jim Hopper. Em seguida, os amigos de Will também iniciam a busca por pistas do paradeiro do garoto.

    A série mistura bastante surrealismo e terror/cientifico/cósmico em suas cenas! Os garotos logo conhecem uma das personagens mais carismáticas da série, a Eleven. Esta é a personagem interpretada pela talentosíssima atriz mirim Millie Bobby Brown. A garota possui poderes de telecinese fortíssimos e passa a auxiliá-los na jornada em busca de Will.

    Relacionado: Campeonato Mexicano: Torcedores tentam agredir jogadores do Chivas

    Nostalgia: a sensação provocada pela época na qual a série se passa

    Stranger Things também ficou conhecida por reproduzir fielmente uma cidade do interior dos Estados Unidos da América nos anos 80. Isso porque ela utiliza carros de época, assim como compõe o cenário para trazer lembranças antigas.

    Alguns desses efeitos são vistos nas ruas das cidades, nos figurinos dos atores e atrizes, e na trilha sonora baseada totalmente nas músicas da época e suas formas de reprodução (rádios, walktoks, walkmans, fitas cassetes e Vinis).

    Dessa forma, a série consegue impactar diretamente quem viveu esse período em qualquer lugar do mundo. Isso porque os costumes eram parecidos e a empatia é instantânea.

    Existem na série Stranger Things, também, muitas referências aos filmes de terror da época como Dia dos Mortos (1985), A Morte do Demônio (1981) e Alien O Oitavo Passageiro (1979).

    Além disso, a cultura Pop da época também é muito explorada. Afinal existem muitas referências a brincadeiras e jogos que os pré-adolescentes jogavam.

    Logo no primeiro episódio, os meninos aparecem, por exemplo, jogando RPG (Role Playing Game) de Dungeons & Dragons. Estas eram brincadeiras muito comuns em mundo sem internet e jogos online.

    Os Vídeo Games ainda estavam engatinhando nessa época. Portanto, as brincadeiras baseavam-se em jogos mais físicos e de interação.

    Relacionado: Fones de ouvido sem fio: conheça as opções, saiba como escolhê-los e como usá-los

    Influência de Stranger Things nos dias atuais

    Stranger Things é uma série de sucesso atemporal! Afinal ela não é sucesso somente entre as pessoas que viveram a época onde ela se passa, mas entre os jovens dos tempos atuais também.

    Existe uma onda forte de jovens que são aficionados com a cultura pop dos anos 80. Esse fenômeno interessantíssimo levou, por exemplo, à redescoberta de algumas músicas utilizadas na sua trilha sonora.

    Na primeira temporada de Stranger Things, o grande sucesso da banda de Rock de Arena Journey, Don´t Stop Believin (1981) entrou na lista de mais tocadas dos maiores serviços de streaming (Deezer, Apple Music e Spotify).

    O mesmo ocorreu recentemente na quarta temporada com a música de Kate Bush, Running Up the Hills (1985) que passou a ser a música mais tocada do mundo no dia 27 de maio de 2022.

    Segundo a Billboard a música dela teve um aumento de 8700% de reproduções globais em comparação a um dia antes da estreia da quarta temporada de Stranger Things.

    Kate Bush se pronunciou em suas redes sociais exaltando o feito da música que fora gravada a 4 décadas atrás. Seguem as palavras da artista:

    “Vocês devem ter ouvido que a primeira parte da nova e fantástica temporada da série ‘Stranger Things’ foi lançada recentemente na Netflix. A trilha inclui a música ‘Running Up That Hill’, que está recebendo um novo sopro de vida pelos jovens fãs que amam o show – eu também amo. Por causa disso, ela está novamente nas paradas em todo o mundo, incluindo o 8º lugar no Reino Unido. É tudo muito emocionante! Muito obrigado a todos que apoiaram a música.”

    Na quarta temporada outra música do Journey também tem números impressionantes! A música Separate Ways (Worlds Apart) de 1983 também alcançou números incríveis nas plataformas de streaming.

    Relacionado: Cinco séries para maratonar no final de semana!

    Influência da cultura Pop

    É realmente inegável a influência da cultura Pop em nossas vidas independentemente de idade.

    Podemos observar um aumento considerável na busca das músicas referentes a ela através de mídias físicas, nos dias atuais.

    Isso porque, segundo um levantamento da OLX (site de compra e vendas na internet) as buscas ganharam uma certa tendência nostálgica. Os dados da plataforma mostram que a procura por itens relacionados a áudios e vídeos antigos cresceram de maneira significativa.

    Na lista, fita cassete foi o produto mais procurado, com crescimento de 171% no período em relação ao primeiro trimestre de 2020. Em seguida, vêm os aparelhos de som e vídeo (117%), seguidos por CDs (68%).

    Os consumidores também mostraram interesse por DVDs (52%) e aparelhos toca-discos (40%).

    Além disso, é possível notar, também, o aumento da procura desses itens entre os jovens. Segundo o comerciante Fabio Cabral de Melo dono de uma loja de discos da grande Recife chamada Passa Disco, o que está havendo é o grande interesse dos jovens nesse mercado. Isso porque até pouco tempo, ele era ofuscado pela praticidade que os serviços de streaming proporcionam.

    A própria pandemia contribuiu muito para que o colecionismo e a busca por materiais físicos tenham crescido tanto. Segundo o Diretor da OLX Andries Oudshoorn, não é de hoje a tendência por artigos de épocas passadas. Seguem as palavras do mesmo:

    “Vemos isso na moda, na decoração e na tecnologia. Na pandemia, com as pessoas ficando mais tempo em casa e com menos opções de lazer, esse comportamento tende a ficar mais evidente. Nesse sentido, os equipamentos vintage podem ser uma redescoberta para diversos consumidores, inclusive os mais jovens, que não viveram a experiência de utilizar determinado produto”.

    Desdobramentos da série

    Stranger Things segundo seus idealizadores, terá a segunda parte da quarta temporada como a final da série. E, espera-se, quebrará mais recordes de audiência. Além disso, trará na bagagem novas tendências e músicas também. Somente o tempo dirá o quão relevantes esses tipos de programa serão. Portanto, cabe aos fãs usufruir de tudo isso e claro curtir essa série até o último episódio.

    Relacionado: Descubra como desativar o Instagram de forma segura temporiamente