Pular para o conteúdo

Significado dos sonhos: entenda melhor sobre

    Significado dos sonhos: entenda melhor sobre

    Todos nós já sonhamos em algum momento da vida.

    Não conseguimos dominar o que acontece lá, e muitas vezes nem compreender o significado dos sonhos. É algo incrível, que está longe de ser uma ciência exata ou algo palpável. É algo que fascina a humanidade ao longo dos séculos.

    Contudo, sabemos de uma coisa: o que acontece durante o nosso sonho tem muita a ver com as experiências que vivenciamos em nosso dia a dia!

    Atualmente, existem diversas teorias e tentativas de explicar o significado dos sonhos. Existem aquelas que até atribuem significado místico e espiritual!

    Quer entender melhor sobre o significado dos sonhos? Fique com a gente!

    Mas afinal, o que é um sonho?

    Tanto se fala em sonho e pouco se sabe sobre ele.

    Sigmund Freud, médico e pesquisador austríaco, considerado o pai da psicanálise, dizia que os sonhos são a nossa chave de acesso ao subconsciente. Eles incluem também a revelação de desejos e emoções ocultas.

    Ele inclusive, escreveu muito sobre sobre significado dos sonhos e interpretações a respeito, no início dos anos 1900.

    Mas afinal, o que é um sonho?

    Um sonho é uma combinação de memórias, sejam elas recentes ou passadas. Isto é uma das explicações para a maioria deles conter cenas aleatórias, mas que não deixa de envolver situações já vividas.

    Claro que as situações vivenciadas no momento do sonho não são réplicas das situações vividas (a única exceção é em caso de estresse pós traumático). O que o cérebro faz é combinar o que já foi vivido com outras informações recém adquiridas.

    Significado dos sonhos: como eles acontecem?

    Antes de qualquer coisa, precisamos entender que o sonho acontece em momentos bem específicos do nosso sonho. Existe um momento da noite, em que nossos neurônios estão muito ativos. É como se tivéssemos acordados.

    Esta fase é conhecida como REM (Rapid Eye Movement). Se você desperta por algum motivo nesta hora, são maiores as chances de você lembrar todos os detalhes do seu sonho.

    Esta fase acontece diversas vezes durante o sono. Sua duração varia muito. Assim, pessoas que dormem aproximadamente 8 horas por dia, passam 2 destas horas sonhando.

    Ok, mas o que o significado dos sonhos tem a ver com isso?

    Indivíduos adultos costumam ter de 4 a 6 sonhos por noite; contudo, se lembram pouco de tudo, menos de 10%. O grande desafio é justamente este: lembrar e descobrir a mensagem por trás de cada sonho, para entender seu significado.

    Lembre-se que o significado dos sonhos é único de cada pessoa. Cada um reage de maneira diferente as situações vividas e as experiências também são individuais.

    Quais são os tipos de sonhos que existem?

    Sim. Os sonhos tem seus “tipos”.

    Nascido no ano de 1875, Carl Jung foi um psiquiatra suíço que dedicou sua vida na exploração da psique individual. Desenvolveu vários conceitos acerca da psicanálise, que chamou atenção, inclusive de Sigmund Freud, que comentamos anteriormente.

    Ele analisava os padrões de comportamento das pessoas, sua personalidade, compondo assim todas as singularidades de cada pessoa. Afirmava inclusive que “Não moldamos o inconsciente. É ele que nos molda e que nos ajuda no nosso desenvolvimento”.

    Entender o significado dos sonhos é o que Jung chama de “imaginação ativa”. Ela incentiva a pessoa a procurar e a se perguntar se determinado sonho faz sentido para a vida, criando assim, uma maior consciência a respeito.

    Juntando as ideias de Freud e Jung, os sonhos podem ser divididos em 3 tipos principais. São eles:

    1° tipo: Sonho lúcidos. Pautado na realidade, envolvendo acontecimentos já vividos pelo usuário. Nele, a parte consciente se sobrepõe a parte inconsciente.

    2° tipo: Sonho premonitórios. Vividos por pessoas que estão muito ligadas ao plano espiritual. Além disso, neste tipo, os acontecimento se ligam com situações reais e podem gerar preocupação.

    3° tipo: Sonhos telepáticos. Este tem a possibilidade de se misturar ao sonho premonitório. Ele também pode estar ligado a duas pessoas sonharam a mesma coisa, uma grande coincidência.

    Por estes tipos, podemos perceber que o quão incrível e poderosa é nossa mente, não é mesmo?

    Relacionado: como diferenciar sonhos e pesadelos

    Significados dos sonhos habituais

    Por mais que este “universo” seja bem complexo, as pessoas costumam sonhar com coisas parecidas. Dessa forma, existem o que chamamos de sonhos habituais, aqueles que são comuns de acontecer.

    Você, inclusive, já deve ter tido um sonho desses!

    São eles:

    • Sonhar que está voando;
    • Sonhar que está caindo;
    • Sonhar com traição;
    • Sonhar com acontecimentos fatídicos como morte (pesadelos) ou com aqueles emocionantes, como o nascimento de uma criança.

    Você sabia que cada um deles possui uma explicação? Vamos entender o significado de cada um, de acordo com estudos já realizados.

    Relacionado: Sonhar pode ser indicação de boa saúde

    Sonhar que está voando

    Este significado dos sonhos está ligado principalmente a liberdade, a sensação de independência (de ir para onde quisermos sem ser incomodado). Freud inclusive diz que ele é comum em pessoas que se sentem, de alguma forma, oprimidas.

    Jung completa a ideia, afirmado que ele também está ligado a superação de limites e da realidade.

    Sonhar que está caindo

    Freud afirma que sonhar com quedas, ou looping infinito de quedas (bem assustador, inclusive), está ligado a incerteza de tomada de decisão e também a vivência dos primeiros homens que habitaram o planeta, pois estes costumavam descansar em lugares altos.

    Sonhar com traição

    O sonho com traição está atrelado ao fato da pessoa não confiar em sim mesmo, e também a insegurança e incerteza dentro de um relacionamento. Além disso, sentimentos de perda e posterior necessidade de recomeço também tem influência com estes sonhos.

    Sonhar com acontecimentos

    O significado dos sonhos ligados a acontecimentos podem ter duas esferas: a de pesadelo e também de mudanças positivas. Nascimentos geralmente significam mudanças positivas, morte a experiências negativas.

    Por fim, entender o significado dos sonhos é algo, digamos, bem complexo. As pessoas reagem de maneiras diferentes aos acontecimentos. Contudo, isso mostra o quanto nosso cérebro é poderoso, e o quanto ele pode mexer com a nossa vida.

    É sempre interessante tentar entender e aprender um pouco mais sobre esse mundo.

    E você, com o que tem sonhado ultimamente?

    (Visited 26 times, 1 visits today)