Pular para o conteúdo

Saiba tudo sobre a copa do mundo de basquete

    Saiba tudo sobre a copa do mundo de basquete

    A copa do mundo de basquete é um torneio organizado pela FIBA (Federação Internacional de Basquetebol), reunindo diversas seleções nacionais do esporte. Assim como a copa do mundo de futebol, é realizada a cada quatro anos.

    O basquetebol nasceu nos Estados Unidos, mais precisamente no ano de 1891. Se você é fã, gosta do esporte ou acompanha por diversão deve saber que o Brasil foi duas vezes campeão do torneio: a primeira vez no ano de 1959 e outra no ano de 1963.

    O responsável pela criação foi o professor de educação física James Naismith. O termo basquetebol vem da junção de duas palavras: “basket” que significa cesto e “ball”, que é bola. O jogo, apesar de ter apenas um objetivo (encestar o maior número de bolas), atrai diversas pessoas ao redor do mundo.

    Mas afinal, qual foi a evolução do basquete até ele chegar no formato que é hoje? E como foi a primeira copa do mundo de basquete?

    Saiba tudo sobre assunto!

    Basquete: seu criador

    Antes de falarmos na copa do mundo de basquete, precisamos antes falar sobre seu criador, que citamos anteriormente. Na época, era o futebol americano que dominava os esportes americanos. Naismith era um professor de educação física que dava aulas em Massachussets.

    Ele teve a ideia de criar um esporte menos agressivo que o futebol americano, em locais fechados, para aproveitar também o período do inverno.

    Nascia aí o basquete.

    Naismith foi homenageado no hall da fama do basquete, o Naismith Memorial Basketball Hall of Fame.

    Copa do mundo de basquete: primórdios

    O esporte logo ganhou fama entre os americanos. O primeiro jogo oficial amador, foi realizado no ano de 1892. No Brasil, o esporte chegou em 1896, através do também americano Augusto Loui.

    A FIBA foi criada anos mais tarde, em 1932. Daí para frente, foi ela que ficou encarregada de organizar todos os eventos a nível mundial. Foi em 1936 que o basquete teve sua primeira participação olímpica, nos jogos olímpicos de Verão.

    A modalidade feminina teve seu início em 1953. A primeira partida oficial foi realizada em 1986.

    Então, em 1950, foi realizado o primeiro campeonato mundial de basquete.

    Ele ocorreu na Argentina, com 10 países participantes. Como um torneio de mata mata, apenas seis deles avançaram na disputa. Foram os argentinos que ficaram com o primeiro título da competição. Os Estados Unidos levaram o vice campeonato.

    Curiosidade: O primeiro jogo de basquete nas olimpíadas aconteceu nos Jogos Olímpicos de Verão de 1936, em Berlim.

    A segunda edição (não podemos deixar de falar dela), ocorreu aqui no Brasil, em 1954. Desta vez, os Estados Unidos levou a melhor, com o Brasil na vice colocação.

    E o Brasil começou a se destacar na copa do mundo de basquete: venceu os dois mundiais que se seguiram, em 1959 e também 1963. Foi uma das gerações de mais talento no esporte brasileiro. A equipe conta com Wlamir Maques, Amaury Passos, Bira e Rosa Branca.

    Relacionado: Tudo sobre o Diabo Loiro (Wlamir Marques), maior lenda do basquete brasileiro

    Uma curiosidade: Todas as primeiras cinco edições do campeonato mundial de basquete foram disputados na América do sul. Somente em 1970 que a Europa também recebeu o torneio, sediado na Iugoslávia.

    Atualmente, os títulos foram alcançados por 6 países: Argentina, Brasil, Estados Unidos, Rússia, Iugoslávia e Espanha.

    Copa do mundo de basquete feminino

    Enquanto a copa do mundo de basquete masculino teve seus primórdios nos anos de 1950, a versão feminina teve início no ano de 1953. Sua primeira edição foi realizada no Chile, e as vencedoras foram as atletas do Estados Unidos. A seleção Brasileira ficou em quarto lugar na época.

    O Brasil foi sede da segunda edição. O Rio de Janeiro foi escolhido com sede para realização dos jogos, e os Estados Unidos novamente levaram o troféu, tornando-se bicampeões.

    Somente em 1994, no mundial sediado na Austrália, o Brasil foi campeão pela primeira vez. A equipe contava com Janeth, Alessandra, Paula e Hortência, grandes jogadoras do esporte.

    O troféu veio após uma vitória sobre os Estados Unidos e sobre a China na decisão, com um placar de 96 a 87.

    Maiores vencedores da copa do mundo de basquete

    Feminino

    1.Estados Unidos – 10 títulos
    2.União Soviética – 6 títulos
    3.Austrália – 1 título
    4.Brasil – 1 título

    Masculino

    Estados Unidos – 5 títulos
    Iugoslávia – 5 títulos
    União Soviética – 3 títulos
    Brasil – 2 títulos
    Espanha – 2 títulos
    Argentina – 1 título

    A cada temporada, a copa do mundo de basquete elege seu MVP (Most Valuable Player). É aquele jogador que se destaca na competição. O Brasil possui dois MVPs na história: Amaury Passos e Wlamir Marques.

    Uma curiosidade: Nas primeiras 17 edições do torneio, nenhum jogador foi escolhido como MVP mais de uma vez.

    Copa do mundo de basquete 2019

    A copa do mundo de basquete masculino 2019, ultima edição realizada contou com 32 equipes, 8 a mais que as edições anteriores. Os participantes foram divididos em 8 grupos de 4 seleções.

    O Brasil, naquele ano, ficou no grupo F, ao lado de Grécia, Nova Zelândia e Montenegro.

    Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para a próxima fase. Assim, seguem apenas 16 times.

    Na segunda fase, os dois melhores do grupo A e B formam a primeira chave. E assim por diante. As equipes que já se enfrentaram na primeira fase, não se enfrentam na segunda fase.

    Após todos os confrontos eliminatórios a Espanha se consagrou campeã, com vitória sobre a Argentina.

    Vale salientar que o campeão tem direito a vaga direta nas Olimpíadas do ano seguinte.

    Copa do mundo de basquete feminino 2022

    No ano de 2022, será realizada a copa do mundo de basquete feminino. Ela será realizada na cidade de Sidney, e tem início em 22 de setembro.

    O Brasil, desta vez, ficou fora da competição.

    Os grupos ficaram divididos da seguinte forma:

    Grupo A: Bélgica, China, Bósnia e Herzegovina, Coréia do Sul, Estados Unidos e Time a confirmar.

    Grupo B: França, Sérvia, Japão, Nigéria, Canadá e Austrália.

    O sorteio foi realizado pela FIBA ​​Hall of Famer Michele Timms. Além disso, ela estava acompanhada de outras lendas do esporte australiano como Lauren Jackson e Shane Heal.

    E aí, vai acompanhar a copa do mundo de basquete feminino em 2022? Qual sua seleção favorita, já que o Brasil ficou de fora?

    (Visited 230 times, 1 visits today)