A pergunta parece simples, mas a resposta não tanto. Sabe por quê? Primeiro, para saber quantos planetas existem precisamos saber se estamos nos referindo ao Sistema Solar ou ao universo inteiro.
E, mesmo quando estamos falando somente do nosso Sistema Solar, ainda assim, a resposta causa dúvidas. Isso porque, quem nasceu antes de 2000 irá responder nove, enquanto quem nasceu depois, provavelmente dirá oito.
Você quer saber porque isso acontece e conhecer mais sobre quantos planetas existem em nosso sistema solar? Então, acompanhe a leitura.
São 8 ou 9 planetas? Quantos planetas existem, afinal?
Há 15 anos, a União Astronômica Internacional de 2006 resolveu mudar a classificação do planeta Plutão para objeto celeste ou planeta anão. Contudo, ele continua lá, do mesmo jeito, com a mesma forma e massa, porém com outra classificação.
O motivo da desclassificação ocorreu por meio dos avanços tecnológicos de telescópios e outros objetos descobertos no Sistema Solar. Desta forma, notaram-se muitas semelhanças entre Plutão e outros astros.
Já em relação a quantos planetas existem no universo, não existe uma resposta unânime. Existem estudos de astrofísicos da Universidade de Harvard que calculam, em média, 17 bilhões de planetas semelhantes à Terra, apenas na Via Láctea.
E ainda, se considerarmos qualquer tipo de planeta, então este número aumenta para 100 bilhões. Portanto, decidimos limitar aqui sobre quantos planetas existem em nosso Sistema Solar.
O que é o Sistema Solar?
O Sistema solar se trata de uma estrutura astronômica formada por planetas que não emitem luz própria nem calor, circulando em volta do Sol. Além disso, existem outros corpos celestes que orbitam nesse sistema como cometas, satélites naturais, meteoritos e asteroides.
A teoria da nebulosa solar explica a origem desse sistema. Segundo ela, os planetas e os demais objetos do espaço se originaram por meio de um colapso. Nele, existem 8 planetas divididos em:
- Planetas rochosos, terrestres ou telúricos: aqueles mais próximos ao sol e formados por rochas, ferro e metais pesados como Mercúrio, Vênus, Terra e Marte;
- Planetas gasosos, gigantes ou jovianos: os mais distantes do sol e formados por gases como hélio e hidrogênio como Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Quantos planetas existem em nosso Sistema Solar?
Então, quantos planetas existem no nosso Sistema Solar, afinal? A resposta atual segundo a classificação oficial de planetas são 8. Conheça um pouco mais sobre cada um deles a seguir:
Mercúrio
Mercúrio é o primeiro planeta porque é o mais próximo do Sol, portanto, sua temperatura é 420 °C na face direcionada para o Sol, 180 °C negativos na outra.
Com superfícies cinzas que lembram a Lua, Mercúrio reflete 12% da luz solar, sendo um dos astros mais brilhantes vistos da Terra. Ele leva 59 dias para completar o movimento de rotação – uma volta ao redor de si – e 87 dias de translação – uma volta em torno do sol.
Por conta de suas temperaturas extremas e atmosfera incompleta, não apresenta condições de vida e não possui satélites.
Vênus
É o segundo planeta em relação ao Sol, conhecido como Estrela D’Alva por conta de ser, algumas vezes, um dos astros mais brilhantes do céu. Além disso, apresenta características parecidas com a Terra, como tamanho e massa.
Entretanto, sua atmosfera é 92 vezes mais densa que a terrestre e sua temperatura pode chegar a 460 °C, apresentando uma alta quantidade de dióxido de carbono. Além disso, este é o único planeta que apresenta uma movimentação de rotação única, girando no sentido contrário dos demais planetas.
Terra
Quando a pergunta muda para quantos planetas existem com vida no Sistema Solar, então, a resposta seria somente um: o planeta Terra. Neste caso, a atmosfera é bem desenvolvida, apresentando rochas, silicatos e cobaltos em sua formação. Isto é, o único com atmosfera que apresenta condições para viver da maneira que conhecemos.
Marte
Conhecido como o Planeta Vermelho. Marte é o quarto planeta do nosso Sistema Solar, sendo bastante frio, desértico e coberto de poeira feita de óxidos de ferro. Por conta disso, apresenta uma coloração vermelha.
Mesmo assim, Marte apresenta algumas semelhanças com a Terra, já que também se trata de um planeta rochoso, com montanhas, vales e desfiladeiros. Existem, ainda, evidências em que cientistas afirmam ter encontrado um lago líquido no polo Sul do planeta.
Júpiter
Em seguida, temos o maior planeta do Sistema solar, com uma área 120 vezes maior que a Terra. Muitos dizem se tratar também do mais bonito, já que, ao seu redor, existem nuvens coloridas rodopiantes.
Essas nuvens são feitas pelos gases hidrogênio, metano e hélio. Em seu interior, existe um pequeno núcleo sólido. Além disso, Júpiter conta com 79 luas conhecidas por Luas Galileanas, já que foram descobertas por Galileu Galilei. Assim, ele parece um sistema solar menor.
Saturno
Saturno é mais conhecido por seus anéis feitos por gelo e rocha. Em todo o planeta, existem gases diversos, principalmente hidrogênio e hélio. Assim como Júpiter, ele apresenta várias luas.
Urano
O segundo mais longe do sol, este planeta é composto, na maioria, por hidrogênio, hélio e metano, com muita formação de gelo. Já que possui a superfície mais fria do Sistema Solar, com -220 °C de temperatura.
A inclinação desse planeta é interessante, fazendo com que ele gire de lado em relação aos outros astros. Desta forma, as estações duram mais de 20 anos em Urano, já que o Sol leva, em média, 84 anos terrestres, para bater de um polo ao outro.
Além disso, embora não se destaque como Júpiter, o planeta apresenta 13 conjuntos de anéis fracos e 27 luas.
Netuno
Por fim, temos Netuno, o planeta mais longe do Sol. O astro é conhecido por seus ventos fortes que chegam a 2000 km/h e um tamanho quatro vezes maior que a Terra. Além disso, também se trata de um planeta gasoso formado, principalmente, por hidrogênio, hélio e metano. É essa combinação que resulta em sua cor azul.
Conclusão: quantos planetas existem?
Por fim, podemos concluir quantos planetas existem em nosso Sistema Solar que são 8. Isso porque, como mencionamos, Plutão passou a ser considerado um planeta anão, assim como Éris, Makemake, Sedna e Haumea.
Conforme a classificação oficial de planetas, em 2006, para que um astro seja considerado um planeta precisa seguir alguns critérios, veja quais:
- Orbitar uma estrela, em nosso caso, o Sol;
- Apresentar em formato de esfera e possui massa suficiente para isso;
- Ter vizinhança orbital limpa, isto é, longe de outros objetos dominantes.
E agora que você já viu quantos planetas existem, que tal conferir outros temas? Leia também:
Raça de cachorro e personalidade: tem relação?
De onde vem o aroma de baunilha? Descubra!