Pular para o conteúdo

Descubra qual a origem do futsal e 3 curiosidades do esporte

    Qual a origem do futsal? Na imagem, menino jogam bola na quadra

    Você quer saber qual a origem do futsal? Este esporte conquistou o país desde sua criação com a seleção brasileira ganhando destaque no mundo inteiro. A prática possui muitos adeptos, principalmente nas escolas.

    Afinal, quem nunca jogou futsal na educação física, não é? O futebol de salão, como também é conhecido, possui mais de uma versão sobre sua origem. Então, quer saber mais sobre elas? Confira aqui um pouco mais sobre a história deste esporte tão querido pelos brasileiros.

    Qual a origem do futsal?

    Existem duas versões que explicam a origem do futsal. Uma delas afirma que o esporte iniciou em 1940 com os frequentadores da Associação Cristã de Moços, em São Paulo (SP).

    Na ocasião, os jogadores não encontraram campos de futebol livre para jogar e por isso começaram a praticar nas quadras de basquete e hóquei. Como o espaço era menor, decidiram por cinco jogadores em cada equipe e usavam bolas feitas de serragem, crina vegetal ou cortiça granulada.

    Contudo, essas bolas saltavam demais e saíam com frequência da quadra de jogo. Então, decidiram diminuir o tamanho da bola e aumentar o seu peso. Por conta disso, o futsal também passou a ser chamado de esporte da bola pesada.

    Já a outra versão é de que o futebol de salão foi inventado em 1934 na Associação Cristã de Moços de Montevidéu, no Uruguai pelo professor Juan Carlos Ceriani. Afinal, foi ele quem formalizou as primeiras regras do esporte que mesclam entre as normas do futebol, basquete, handebol e até mesmo o polo aquático.

    Também foi em 1930 que o Instituto Técnico da Federação Sul-americana começou a distribuir as cópias das regras feitas pelo professor e assim o jogo foi se expandindo.

    A história do futsal no Brasil

    Aqui o esporte passou a ser chamado de futebol de salão. No início, cada time contava com 7 jogadores. Mais tarde e com novas regras, reduziram este número para 5 jogadores por equipe.

    No final dos anos 50, com a consolidação das regras deste esporte, a prática se expandiu rapidamente por todo país. Em 1957, surgiu a primeira federação brasileira de futsal com o nome de “Federação Metropolitana de Futebol de Salão”, ou seja, a “Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro”, atualmente.

    Nos anos seguintes, cada estado criou sua própria federação relacionada ao futsal. Embora não se possa afirmar qual a origem do futsal com certeza, a prática conquistou os brasileiros sem dúvida.

    Em 1971, surgiu em São Paulo a “Federação Internacional de Futebol de Salão” (Fifusa) com a união do Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai, Peru, Bolívia e Portugal. A partir daí, muitos campeonatos foram organizados pelo mundo com o apoio da FIFA e da Associação Mundial de Futsal (AMF) que fica no Paraguai.

    Dentre os vários campeonatos, destacamos a Copa Mundial de Futsal da FIFA e o Campeonato Mundial de Futebol de Salão da AMF. Atualmente, o Brasil possui uma das seleções mais fortes, com vários títulos ganhos.

    Principais campeonatos internacionais de futsal

    Em 1980, ocorreu o primeiro Pan-americano de Futebol de Salão, no México. Na época, participaram da competição, além do México, o Brasil, o Uruguai, a Argentina, a Bolívia e os Estados Unidos. O time brasileiro venceu esta competição.

    Em 1982, a Fifusa criou seu primeiro Campeonato Mundial de Futebol de Salão, em São Paulo. E, novamente, o Brasil venceu e levou o título de primeiro campeão mundial de Futsal. Na época, Paraguai, Costa Rica, Tchecoslováquia, Argentina, Uruguai, Colômbia, Itália, México, Japão e Holanda participaram da disputa.

    Em 1985, surgiu o segundo mundial de Futebol de Salão na Espanha, onde o Brasil venceu novamente. Em 1988, ocorreu o terceiro mundial de Futebol de Salão na Austrália, com o Paraguai como campeão.

    Isso quer dizer que, apesar de não termos certeza em relação a qual a origem do futsal, ainda assim o Brasil sempre se destacou neste esporte.

    Campeões mundiais do futsal

    Em 1990, o Brasil se desligou da Fifusa marcando um momento importante na história do esporte. A partir daí, os brasileiros adotaram as novas regras do jogo regulamentadas pela Fifa. Com isso, desenvolveram o esporte e a modalidade passou a integrar o programa dos Jogos Olímpicos.

    Em 1992, a Fifa começou a realizar as Copas do Mundo de Futsal a cada quatro anos, assim como acontece com o futebol. Vale ressaltar o talento dos brasileiros nas competições, vencendo as edições de 1992, 1996 e 2008.

    Confira quem foram os campeões mundiais do futsal a seguir:

    • 1982: Brasil – Fifusa
    • 1985: Brasil – Fifusa
    • 1988: Paraguai – Fifusa
    • 1989: Brasil – Fifa
    • 1992: Brasil – Fifa
    • 1996: Brasil – Fifa
    • 2000: Espanha – Fifa
    • 2004: Espanha – Fifa
    • 2008: Brasil – Fifa

    3 Curiosidades do futsal

    Agora que você entendeu qual a origem do futsal e como o país se destacou entre os maiores campeonatos deste esporte no mundo, conheça a seguir algumas curiosidades interessantes deste esporte tão querido pelos brasileiros.

    1) Infrações

    Você sabia que no futsal as equipes têm o direito de fazer até cinco faltas coletivas? No entanto, se uma equipe ultrapassar essa quantia, ela sofre uma penalização: um tiro livre direto para o adversário.

    Vale lembrar que o tiro livre ocorre de uma marca que fica a 10 metros do gol e o goleiro pode tentar diminuir essa distância avançando até o seu limite. Já a falta dentro da área, assim como no futebol, é um pênalti.

    2) Melhores jogadores

    Pode até ser que a resposta para qual a origem do futsal não seja o Brasil, e realmente a versão mais aceita é de que ele surgiu no Uruguai, como mencionamos. Mas, não há como negar que os melhores jogadores deste esporte estão no Brasil.

    Do futsal masculino, Carlos Vagner Gularte Filho, ou o Ferrão, como é mais conhecido, foi escolhido pelo Futsal Awards como o melhor jogador do mundo em 2019, 2020 e 2021. Hoje, o atleta é pivô da Seleção Brasileira de Futsal e ainda joga pelo Barcelona.

    Mas o futsal feminino não fica atrás com a jogadora Amanda Lyssa de Oliveira Crisóstomo, ou a Amandinha que carrega o título de melhor jogadora do mundo desde 2014. Ou seja, a atleta foi eleita 8 vezes consecutivas. Atualmente, além da seleção brasileira, a atleta joga pelo Torreblanca Melilla.

    3) Substituições

    Uma das maiores diferenças aqui em relação ao futebol fica por conta do número das substituições. Enquanto no futebol este número é de 5, no futsal não se tem limite. Ou seja, os jogadores podem ser substituídos quantas vezes quiserem e em qualquer momento.

    Assim, times bem entrosados utilizam dessa regra para melhorarem seu desempenho em campo, efetuando uma troca para o ataque ou para uma defesa específica, por exemplo. Por isso, todos os jogadores precisam estar atentos o tempo todo.

    Então, é isso, agora que você já sabe qual a origem do futsal, confira também quem é o jogador mais velho em atividade no futebol e quais os clubes com mais derrotas.

    (Visited 24 times, 1 visits today)