Pular para o conteúdo

O que está acontecendo no Canadá?

    O que está acontecendo no Canadá?

    Você é daqueles que gosta do Canadá? Tem vontade morar lá um dia? Acompanhe o nosso artigo e saiba tudo sobre o que está acontecendo no Canadá.

    O Canadá é um país que localiza-se na América do Norte, figurando em segundo lugar em relação a extensão territorial. Com economia altamente desenvolvida, apresenta indicadores econômicos e sociais altíssimos, o que leva muitas pessoas a escolher este país para morar.

    Seu clima predominante é o clima temperado, que varia de condições climáticas extremas (invernos rigorosos e grandes volumes de precipitação em forma de neve), a condições chuvosas (costa leste e costa oeste).

    Em determinadas áreas do país, o solo encontra-se permanentemente congelado!

    Uma curiosidade interessante :por conter uma grande extensão territorial, o país tem uma das densidade demográficas mais baixas do mundo, com aproximadamente 4,2 habitante por Km². Suas áreas mais povoadas encontram-se na verdade, próximas as fronteiras com os Estados Unidos.

    Para você entender melhor o que está acontecendo no Canadá, vamos aos principais acontecimentos dos últimos anos do país.

    Saúde

    O que está acontecendo no Canadá em relação a saúde?

    Digitalização da saúde no Canadá é um exemplo a ser seguido pelo resto do mundo

    Nos tempos atuais, fica difícil falar sobre qualquer processo (trabalho, negócios, segurança, saúde, etc), sem falar em automatização e digitalização de processos. O Canadá é um país com um bom exemplo. Ele investe em seus serviços de saúde desde sempre, focado em melhorar  o acesso da população a este direito.

    Desde os primórdios da internet, mais precisamente no ano 2000, o governo canadense criou o que ele chama de Canada Health Infoway.

    Em suma, trata-se de uma agência sem fins lucrativos, totalmente financiado com recursos federais. Seu foco é tornar a gestão de atendimentos e sistema mais eficientes. Basicamente, um prontuário digital.

    E os resultados são surpreendentes: foram economizados mais de 5,9 bilhões de dólares em despesas de deslocamento, além de da redução de 330 milhões de toneladas na emissão de CO2.

    Muito interessante, não é mesmo?

    Economia e Política

    Como vimos, a economia do Canadá é uma das mais avançadas. Mas o que está acontecendo no Canadá em relação a política?

    Nomeação de Juíza Indígena e alta da inflação movimentam a economia e a política do Canadá

    Economistas do Canadá, projetam para o país, nos próximos anos uma recessão econômica de curta duração, com recuperação total logo após. Como sabemos, a pandemia da COVID-19 provocou diversos estragos, principalmente em relação a economia, ao redor do mundo.

    O país, atualmente, sofre com inflação alta, com grandes aumentos em questão de meses. O que preocupa também é a alta de preço dos alimentos. Os canadenses precisam de mais dólares para comprar leite e outros alimentos básicos no mercado.

    Esta inflação tem prejudicado bastante o crescimento econômico do país. Para você ter uma ideia, a taxa de juros era de 0,25% a.a em julho de 2020, valor que subiu para 2,5% em julho de 2020.

    Na política, como meio de reconciliação com seus povos originários, o primeiro ministro canadense nomeou, a juíza indígena Michele O´Bonsawin para integrar o Supremo Tribunal.

    A ação é considerado um marco histórico na política do país, já que, há mais de décadas, se criticava a falta de acesso da população indígena (5% do total) a cargos de chefia.

    Esportes

    Os esportes figuram entre as principais paixões dos canadenses. Mas o que está acontecendo no Canadá em relação aos esportes?

    Hóquei no gelo: esporte nascido e criado no Canadá

    O hóquei por soldados britânicos que realizavam partidas em locais de água congelada, mais precisamente no ano de 1834. Com o tempo, houve mudanças nas regras e adaptações, com criação de mais de 80 equipes até hoje. Com o tempo, a modalidade conquistou o povo Canadense.

    As partidas são de extrema explosão e habilidade, com velocidades que podem chegar a mais de 160 quilômetros por hora. Atualmente, o país possui uma liga chamada de OHL.

    Copa do mundo de 2022

    O país também vai participar da copa do mundo de 2022.  Estão classificados no grupo F, junto com Bélgica, Croácia e Marrocos.

    Porém, isso quase não aconteceu.

    Jogadores do país entraram em greve, exigindo, entre outros temas, mais transparências nos acordos comerciais da federação, inclusive, com o cancelamento de amistoso com o Panamá, horas antes da realização da partida.

    Religião

    O que está acontecendo no Canadá em relação a religião?

    Papa visita o país e pede perdão a todos pela descriminação contra indígenas

    O Papa Francisco iniciou sua vista ao Canadá, com um encontro com os povos indígenas. Em reunião com os nativos, o poder máximo da igreja católica pediu desculpas ao povo pelo histórico de tragédias relacionados.

    Ele afirmou: “Esperava vir aqui e estar com vocês! Aqui, deste lugar associado a lembranças dolorosas, gostaria de começar o que considero uma peregrinação, uma peregrinação penitencial….Vim à sua terra natal para contar pessoalmente a minha dor, implorar o perdão, a cura e a reconciliação de Deus, para expressar minha proximidade e rezar com você e por você”.

    O passado de violência contra indígenas foi o motivo da fala.

    Mas o que está acontecendo no Canadá para o papa implorar por perdão?

    No último ano, mais de 1300 cadáveres de crianças indígenas foram encontrados. Só em uma escola da região, foram desenterrados mais de 215 crianças.

    Isto é fruto do passado, mais precisamente no século XIX, onde eram proibidas qualquer adesão de uma criança a uma instituição de ensino.

    Educação

    O que está acontecendo no Canadá em relação a religião?

    Universidades baratas no Canadá para estudantes de outros países

    O Canadá, atualmente, tem em seu território, algumas das melhores universidades do mundo. Este número chega a 30 universidades. Mas o que está acontecendo no Canadá em relação a educação?

    Simples: Nos últimos anos, houve um crescimento de popularidade do ensino no país, e ele passou a ser apontado como principal destino de estudo de estudantes de outros países.

    Além disso, o país oferece cidades com boas condições para seus estudantes, com estilos de vida muito bem organizados. Entre as universidades baratas, estão:

    • Memorial University of Newfoundland;
    • Royal Roads University;
    • University of Regina;
    • University of Saskatchewan;
    • Athabasca University.

    As bolsas de estudo para estudar no Canadá são direcionadas a estudantes que tiveram desempenho muito acima da média. Contudo, você pode também conseguir através de experiência voluntária ou profissional.

    E aí, deu para saber um pouco sobre o que está acontecendo no Canadá?

    (Visited 22 times, 1 visits today)