Pular para o conteúdo

Liga dos campeões 2022-2023

    Liga dos campeões 2022 2023

    É apaixonado por futebol e vai acompanhar a liga dos campeões 2022-2023? A liga dos campeões é o torneio de clubes de futebol mais importante da Europa. Ela acontece todos os anos; são seis rodadas da fase de grupos, disputadas em oito semanas.

    Para a temporada da Liga dos campeões 2022 2023 já está tudo pronto! A primeira rodada tem início no dia 6 de setembro. Com é ano de copa de mundo, os jogos sofrerão algumas mudanças no calendário. As oitavas de final estão previstas para novembro.

    Diante de um torneio tão grandioso como esse, que tal conhecer um pouco mais sobre a Liga dos campeões? Como tudo começou, quem teve a ideia de criar este torneio de relevância mundial?

    Fique conosco e saiba tudo sobre o assunto!

    Relacionado: Não deixe de conferir tudo também sobre a Copa Africana de Nações 2022

    Mas afinal, qual a história da liga dos campeões?

    A história da principal competição européia começou em meados de 1955, logo após o primeiro congresso da UEFA (União das Associações Europeias de Futebol). Inicialmente, a ideia da UEFA era criar uma competição européia para times de futebol, e não necessariamente uma liga.

    Assim, por sugestão do então diretor do diário desportivo francês da época, Gabriel Hanot, criou-se a Taça dos Clubes Campeões Europeus. Em conjunto com colegas, projetou que a competição deveria ser disputadas nas noites de quarta-feira, e funcionaria através de convites aos clubes que geravam mais interesse junto aos torcedores.

    Dessa forma, as primeiras equipes convidadas para o torneio foram as seguintes: RSC Anderlecht, AGF Arhus, Djurgardens IF FF, Milan AC, Real Madrid CF, Stade de Reims e SC Rot-Weiss Essen eram campeões nacionais. Sporting Lisboa, Partizan Belgrado, MTK Budabest, Servette, Hibernian, Gwardia, Rapid Wien, PSV Eindhoven e Saarbrucken.

    Na primeira edição, nenhum time inglês participou.

    O primeiro jogo oficial da história da competição ocorreu em Lisboa, onde Sporting e Fk Partizan empataram em 3 a 3.

    Mudança no nome e no formato da competição

    A Taça de Clubes Campeões Europeus permaneceu com este nome até o ano de 1992, com a criação da atual UEFA Champions League (Liga dos Campeões). O formato da competição também sofreu alterações, com a adição da fase de grupos e semifinal entre os primeiros colocados de cada grupo.

    O formato deu tão certo que a competição cresceu em popularidade, com jogos em toda a Europa nas noites de terça e quarta feira. Conforme o tempo passou, mais fases eliminatórias e de grupo foram adicionados, além da junção de equipes não obrigatoriamente, campeãs nacionais.

    O Real Madrid é, atualmente, o maior campeão da competição. A equipe merengue, como é chamada, acumula 14 títulos. Foi inclusive campeã da última edição. O super time foi campeão também das cinco primeiras edições. A sequência foi quebrada pelo Benfica.

    Liga dos campeões 2022 2023: saiba mais detalhes sobre a nova temporada

    A temporada das liga dos campeões 2022 2023 está com tudo.

    Na quinta feira, dia 25/08/2022, foram distribuídos os grupos, das 32 equipes que participarão do torneio. Todas, empenhadas na busca pelo troféu. A grande final está marcada para o dia 10 de junho de 2023, no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, na Turquia.

    As rodadas foram divididas da seguinte maneira:

    Rodada 1: 6 e 7 de setembro
    Rodada 2: 13 e14 de setembro
    Rodada 3: 4 e 5 de outubro
    Rodada 4: 11 e 12 de outubro
    Rodada 5: 25 e 26 de outubro
    Rodada 6: 1 e 2 de novembro

    O Estádio Olímpico Atatürk está localizado em Başakşehir, distrito de Istambul. Ele possui capacidade para mais de 75 mil pessoas. Ele já conhecido por outra final de Liga dos campeões, no ano de 2005. O Liverpool se consagrou campeão do torneio naquele ano, ao bater o Milan na disputa de pênaltis.

    Os grupos da Liga dos campeões 2022 2023 ficaram separados da seguinte maneira:

    GRUPO A
    Ajax (HOL)
    Liverpool (ING)
    Napoli (ITA)
    Rangers (ESC)

    GRUPO B
    Porto (POR)
    Atlético de Madrid (ESP)
    Bayer Leverkusen (ALE)
    Club Brugge (BEL)

    GRUPO C
    Bayern de Munique (ALE)
    Barcelona (ESP)
    Inter de Milão (ITA)
    Viktoria Plzen (RTC)

    GRUPO D
    Eintracht Frankfurt (ALE)
    Tottenham (ING)
    Sporting (POR)
    Olympique de Marselha (FRA)

    GRUPO E
    Milan (ITA)
    Chelsea (ING)
    Red Bull Salzburg (AUT)
    Dínamo Zagreb (CRO)

    GRUPO F
    Real Madrid (ESP)
    RB Leipzig (ALE)
    Shakhtar Donetsk (UCR)
    Celtic (ESC)

    GRUPO G
    Manchester City (ING)
    Sevilla (ESP)
    Borussia Dortmund (ALE)
    Copenhagen (DIN)

    GRUPO H
    Paris Saint-Germain (FRA)
    Juventus (ITA)
    Benfica (POR)
    Maccabi Haifa (ISR)

    Na fase de grupo, são 32 equipes que duelam entre si. São 8 grupos no total de quatro equipes, como podemos ver acima. Todas elas jogam em um sistema de ida e volta. Assim, as 8 equipes que ficarem na primeira colocação de cada grupo, juntamente com as outras 8 que ficarem em segundo, avançam para a fase eliminatória.

    Após, são disputadas as semis e a grande final.

    O vencedor da liga dos campeões 2022 2023 se qualifica para disputar a Supercopa da UEFA e também o Mundial de Clubes da FIFA.

    Saiba mais: Real Madrid ficou mais perto do título da liga campeões 2022 2023?

    Atualmente, os clubes espanhóis acumulam o maior número de vitórias (19 ao todo), seguido de Inglaterra (14 vitórias) e Itália (12 vitórias).

    Até hoje, a competição foi vencida por 22 clubes diferentes. Destes, 12 ganharam mais de uma vez o torneio.

    Curiosidade: O Bayern de Munique foi a única equipe que venceu o torneio de forma invicta

    Em meio a pandemia da COVID-19, o time alemão Bayern de Munique venceu de forma invicta a Liga dos Campões, feito inédito até então. Com a vitória sobre o Paris Saint Germain por 1 a 0, a equipe conseguiu 100% de aproveitamento em toda a competição.

    Outro acontecimento também chamou atenção neste edição: a vitória sobre o Barcelona por 8 a 2, com destaque para o jogador Robert Lewandowski, que marcou 15 gols em apenas 10 jogos. A fase de grupos e as oitavas de final contaram com publico; porém, quando as medidas se tornaram mais restritivas, no dia 13 de março de 2020, o torneio foi suspenso.

    Assim, 5 meses mais tarde, a competição foi reiniciada, obviamente, sem público, precisamente nos dias 12 e 15 de agosto. As quartas de final, semifinal e a própria final também foram disputadas com estádios vazios.

    E aí, o que você está esperando para a Liga dos Campeões 2022 2023? Vai torcer para algum time específico?

    (Visited 102 times, 1 visits today)