A musicalidade na educação infantil está presente não somente na hora das brincadeiras, como também nos momentos de aprendizagem. É por meio dela que as crianças conseguem desenvolver o senso musical, a expressividade, sensibilidade e o ritmo. Por isso, entender a importância da música na educação infantil é um fator muito importante.
Além disso, a exploração musical também auxilia na participação, socialização e cooperação, destruindo as barreiras que impedem qualquer atraso no desenvolvimento curricular.
Há vários caminhos que permitem o trabalho com música na educação infantil. Entretanto, a exploração de sons e instrumentos estruturados e não estruturados produzem diversas possibilidades sonoras e musicais.
Neste contexto, ouvir uma música, aprender a cantá-la, brincar com a sonoridade, são atividades que estimulam, despertam e desenvolvem o gosto musical, ajudando na expressão pessoal e interação social.
Existem muitas pesquisas e autores que falam sobre a importância da música na educação infantil e neste conteúdo vamos explorar um pouco essa temática, abordando alguns pontos de vistas sobre o assunto. Vamos lá?
Qual é a importância da música na educação infantil?
Nas escolas de educação infantil, a música não precisa ser uma disciplina exclusiva, ou seja, é possível integrá-la às outras atividades como aos momentos no qual as crianças aprendem artes visuais, por exemplo.
Afinal, não é novidade para ninguém que a música é uma das formas mais comuns de explorar a arte e, segundo Paulo Freire (1992), a música no contexto escolar deve ser transformadora e assumir um papel ainda mais definitivo, estabelecendo relações entre os mais diversos conhecimentos.
Por esta razão, a ideia é trabalhar a musicalização de forma multidisciplinar na educação infantil e contar com um profissional de música que auxilie nestes conteúdos, sempre que necessário,ajudando na introdução desse conceito assim como incentivando a importância da música na educação infantil.
Para você compreender a importância da música na educação infantil, ao inserir a musicalização na aprendizagem, a escola contribui diretamente com o desenvolvimento infantil e coopera com o:
- aspecto cognitivo e linguístico: a música auxilia no desenvolvimento dos sentidos, quando a criança tenta acompanhar o ritmo, trabalhando a sua coordenação motora. O ato de repetir e imitar os sons também ajuda nas relações com o ambiente;
- aspecto psicomotor: o ritmo musical também ajuda no equilíbrio do sistema nervoso e a música influencia no alívio de tensões, desenvolvendo o senso rítmico ao dançar, bater palmas ou bater os pés;
- aspecto sócio-afetivo: a musicalização auxilia na liberação das emoções, oferecendo uma sensação de segurança. Nos trabalhos coletivos, ela ainda melhora o quesito cooperação e o conceito de grupo.
Vale destacar ainda que, canções também ajudam na expressão da linguagem e nos diferentes gêneros representados na cultura de cada região. Assim, explorar diversos estilos faz parte do processo e torna o aprendizado ainda mais divertido e enriquecedor.
Como utilizar a música na educação infantil?
Segundo Vygotsky (2007), as crianças nascem com funções mentais básicas, sendo a atenção, a sensação, a percepção e a memória e estas são transformadas com a cultura, ou seja, ao longo da vida, os pequenos se desenvolvem por meio de suas experiências. Aí, percebemos mais uma vez a importância da música na educação infantil.
Desta forma e, ainda de acordo com Vygotsky (2007), o método de aprendizagem deve ser definido de modo que as crianças possam adquirir novos conhecimentos por intermédio de um processo integral que irá provocar a transformação de sua estrutura mental.
Posto isso, o trabalho pedagógico-musical deve ser realizado em contextos educativos que entendam a música como processo de construção, no qual envolve o perceber, sentir, experimentar, criar, imitar e refletir.
Além disso, é fundamental que a criança conheça os diálogos e expressões verbais e corporais que a musicalização traz consigo.
Conforme destaca Piaget (1996), a música vai além de suas atribuições por isso a importância da música na educação infantil precisa sempre ser lembrada. Afinal, ela socializa e sensibiliza o indivíduo, desenvolvendo o seu poder de concentração e raciocínio e ainda auxilia na coordenação neuromotora e na parte fonoaudiológica da criança.
Ainda segundo Piaget (2006), a criança que escuta bem, fala bem e por isso, na educação infantil são necessárias atividades musicais que estimulem os aspectos criativos, motores e cognitivos.
Por esta razão, abaixo estão algumas atividades que atendem a abordagem que os autores que falam sobre a importância da música na educação infantil defendem:
- brincadeiras de roda;
- filmes e desenhos musicais;
- aulas de canto e instrumentos;
- apresentações culturais infantis;
- construção de instrumentos musicais.
As crianças tendem a assimilar conceitos musicais por intermédio de atividades recreativas que tenham como principal objetivo instigar os mais diversos tópicos: corporal, auditivo, oral e gestual.
Outra questão sobre a importância da música na educação infantil é que ela está diretamente associada à ludicidade, e com os pequenos ela ocorre por meio de brincadeiras, histórias e canções. Por isso, deve-se trabalhá-la de maneira a estimular a sensibilidade nessa etapa da vida.
A importância da música na educação infantil: veja 4 benefícios
A música, como forma de aprendizagem na educação infantil, forma um indivíduo explorador e questionador. No entanto, para que isso ocorra, é necessário que a exploração seja diferenciada. Cabe ao professor desenvolver e trabalhar as atividades de forma criativa e dinâmica.
Segundo Freire (2002), o professor deve pensar criticamente na prática do hoje, com base na prática do ontem, para que suas atividades sejam sempre melhoradas. Sendo assim, a criança deve receber estímulos musicais adequados para poder compreendê-los com maior facilidade.
Por se tratar de uma atividade interdisciplinar, os benefícios são diversos e segundo a área aplicada. Dentre eles, podemos destacar:
Melhoria da sensibilidade
Como já foi mencionado, a música na educação infantil é uma forma de arte e expressão humana e por isso, ativa diversas áreas do cérebro responsáveis pelas emoções positivas e negativas.
Por esta razão, entrar em contato com a musicalização na infância ensina as crianças a lidarem com os seus sentimentos e inteligência emocional.
Aumento da criatividade e raciocínio
De acordo com Faria (2001), a musicalização é um fator importante na aprendizagem, pois a criança, mesmo ainda muito pequena, já ouve música.
Sendo assim, por meio dessa convivência com a sonoridade, e de atividades bem elaboradas, ela consegue desenvolver raciocínio e criatividade, além de outras aptidões.
Por seu caráter lúdico, a música na educação infantil é também uma excelente ferramenta para despertar a curiosidade e a imaginação.
Fortalecimento da memória
Continuando na linha de raciocínio de Faria (2001), as músicas são ouvidas pelas crianças desde cedo e, por esta razão, os pequenos aprendem a cantá-las por intermédio da memorização.
O fortalecimento da memória auxilia muito na aprendizagem, começando pelo fato de ser uma ótima aliada na concentração dos pequenos.
Contribuição para a alfabetização
A musicalização influencia diretamente na alfabetização e letramento pelos seus padrões e artifícios de linguagem. Por meio dela, a criança tem a oportunidade de conhecer a comunicação escrita de forma mais natural, melhorando a dicção e o vocabulário.
A importância da música na educação infantil e a aprendizagem deve andar lado-a-lado
Além dos benefícios citados, ficou claro que os autores que falam sobre a importância da música na educação infantil estão cobertos de razão, pois na fase escolar, a criança aprende brincando e a musicalização é uma excelente maneira de motivá-las ainda mais.
O ensino da música na educação infantil é uma prática pedagógica essencial para o desenvolvimento cognitivo e psicossocial dos pequenos e também ajuda a criança a criar uma bagagem cultural.
Agora que você conheceu os principais autores que falam sobre a importância da música na educação infantil, poderá gostar de ler também:
O que podemos fazer para preservar o meio ambiente?
O que é manchete? 6 Dicas + 6 Exemplos práticos