Hospitais públicos veterinários: conheça o serviço de saúde gratuita para pets

hospitais públicos veterinários

Extremamente necessários e importantes, os hospitais públicos veterinários (e clínicas que prestam atendimento a preços populares) vem se popularizando principalmente ao identificar a necessidade de que o atendimento a animais seja mais democratizado e acessível.

Presentes na maioria das cidades, listamos algumas opções e alternativas para te ajudar a encontrar hospitais públicos veterinários e clínicas mais acessíveis para cuidar de seu amigo de quatro patas, confira a seguir.

Hospitais públicos veterinários em Universidades

Presentes na maioria das cidades, os hospitais públicos veterinários universitários são uma ótima opção para quem quer prestar socorro a seus pets, sem custo algum.

Mantidos pelas universidades e com apoio de suas mantenedoras, os hospitais públicos veterinários universitários contam com uma estrutura completa, na qual universitários e professores atuam como médicos e normalmente funcionam em período integral.

Além de consultas, os hospitais contam com uma equipe pronta para realizar cirurgias, fazer exames e prestar toda assistência necessária para seu pet.

Hospitais públicos veterinários municipais

Além das universidade, a prefeitura da maioria das cidades também mantém hospitais veterinários públicos municipais. Nestes, assim como nos universitários, seus bichanos e cachorrinhos podem receber atendimento para diversos procedimentos, realizar consultas, cirurgias e em um determinado momento, participarem de campanhas de castração.

Em relação a seu funcionamento, em alguns casos o hospital conta com atendimento 24hrs, o que garante um pronto-socorro para eventuais acidentes ou questões de maior urgência. 

Uma opção para facilitar o atendimento, é visitar o site da prefeitura de sua cidade ou estado e confirmar qual o endereço e eventual horário de funcionamento do hospital. Dessa maneira, além de garantir seu atendimento, você saberá exatamente o que esperar ao chegar no local.

Agendamento de exames ou cirurgias em hospitais públicos veterinários

Por atender um número alto de animais, o indicado é que todo atendimento seja previamente agendado, o que além de facilitar sua ida, também auxilia a administração e funcionamento do hospital.

Em casos mais graves, o recomendado é que o tutor entre em contato com o hospital com antecedência, para confirmar que haverão médicos presentes e que seu bichinho não ficará exposto, dizemos isso por considerar que, além dos agendamentos, os hospitais públicos veterinários atendem por ordem de chegada, o que dificulta um pouco o atendimento de emergências não comunicadas.

Clínicas sociais: uma opção viável aos hospitais públicos veterinários

Para garantir maior conforto e assertividade em relação ao horário e demanda dos atendimentos, os tutores podem consultar clínicas sociais, as quais cobram valores quase que irrisórios, tendo como foco apenas o mantimento da clínica.

Presentes na maioria das cidades (e nas capitais, as encontramos com maior facilidade em bairros), é possível encontrá-las em sites de busca e o atendimento é semelhante aos hospitais públicos veterinários universitários e municipais, atendendo sempre por ordem de chegada.

No caso das clínicas, o valor reduzido estende-se a todos procedimentos, tornando o atendimento veterinário acessível e facilitado.

Caso não encontre-as, é interessante conversar com os veterinários locais sobre consultas sociais, na maioria das clínicas, esse é um assunto discutível, principalmente porque a maioria dos especialistas, acima de seu rendimento, estão ali pela nobreza que é cuidar de (e as vezes até salvar) seus bichinhos!

Informe-se nos portais corretos e garanta um bom atendimento em hospitais veterinários públicos

Com todas nossas dicas, com certeza sua ida ao veterinário tenderá a ser melhor recebida e mais organizada. 

Para saber mais sobre as opções gratuitas ou sociais de sua cidade ou bairro, é válida a pesquisa em seu buscador favorito, tendo em vista sempre suas condições, urgência, e claro, a necessidade de seu bichinho.

Além dessa, confira nossas outras dicas sobre saúde e bem estar público, é nosso dever informar e prezar pela saúde de todos, inclusive de nossos bichinhos!