Ultima prorrogação do Auxilio Emergencial o transforma em Auxílio Brasil

prorrogação do auxílio

Com o fim das medidas de restrição e isolamento social, após cessão da prorrogação do Auxílio Emergencial, projeto deixa de existir e ressurge com outro nome e público alvo diferente.

Agora chamado de Auxilio Brasil, algumas mudanças se aplicam ao “novo” benefício, as quais você conhecerá aqui, bem como poderá conferir toda a programação do auxílio.

Auxílio Emergencial x Auxilio Brasil

Iniciado em Abril de 2020 (instituído pela Lei n. 13 982 de 2020), nos meses iniciais do começo da pandemia de COVID-19 no Brasil, o Auxílio Emergencial era uma espécie de benefício pago pelo governo a pessoas que não estavam desempenhando nenhuma função com remuneração registrada, ou a pessoas que perderam suas rendas por conta da pandemia.

Controverso a princípio (por conta do número de beneficiários que se aproveitaram do momento), mediante a necessidade constante de prorrogação do auxílio; suas regras foram tornando-se mais rígidas, o que alterou não só seu nome, como também as características do auxílio até então conhecido.

Primeiras prorrogações

Apesar da necessidade de diversos projetos de prorrogação do auxilio, principalmente após o impacto econômico crescer, o benefício sofreu alterações e teve seu público estreitado. Essa mudança diminuiu o número de beneficiários, porém auxiliou de fato diversas famílias a continuarem vivendo.

Tais mudanças previstas durante a programação do auxílio foram acontecendo conforme sua prorrogação, o qual durou até meados de 2021, porém sofreu alterações próximas ao final do ano passado.

Findada a prorrogação do Auxilio Emergencial, é hora de dar olá ao Auxílio Brasil

O que é e para quem é direcionado o Auxílio Brasil?

Após o fim do prazo da última prorrogação do auxílio, ao notar que algumas pessoas realmente precisariam continuar recebendo o benefício, o ministro da Educação, Paulo Guedes, declarou que, ao invés de acontecer uma nova prorrogação do auxílio, o então chamado Auxílio Brasil continuaria vigente em 2022, substituindo o antigo Bolsa Família.

Seu objetivo principal é garantir vida de qualidade e melhoria na condição familiar de diversos brasileiros. 

Público Alvo

Como citado, a fase de programação do auxílio determinou algumas mudanças e novas adequações em seu público alvo, data e formato de pagamentos.

Entre as pessoas com direito a recebimento estão:

  • Famílias que possuem crianças com menos ou até 36 anos completos.
  • Jovens de até 21 anos (que não trabalhem) e estejam regularmente matriculados em instituições de ensino públicas (a intenção é auxiliar a permanência desse grupo nas escolas e universidades).
  • Pessoas em situação de vulnerabilidade social ou extrema pobreza.
  • Auxílio para transporte escolar de crianças e jovens entre 12 e 17 anos, os quais se destacarem entre competições relacionadas à escola (o benefício funcionará como uma premiação pelo bom rendimento do aluno, podendo durar até doze meses).
  • Auxílio para criança cidadã: Destinado a famílias que possuem crianças de até 48 meses, porém nas quais os pais ou responsáveis não conseguirem encontrar vagas nas creches públicas.
  • Auxílio Inclusão de Produtiva Rural: esse auxílio funcionará como um incentivo para que o cidadão  passe a investir na produção rural. Para recebê-lo o interessado deve sinalizar interesse ao órgão do Governo Federal local responsável, garantindo assim sua inscrição no programa e acesso a capacitação técnica.
  • Benefício Compensatório de Transição: Direcionado a famílias que já recebiam o antigo Bolsa Família e seguem enquadrando-se nos requisitos, a transição diz respeito a mudança na nomenclatura e inclusão das famílias nessa nova programação do auxílio Brasil.

Datas de recebimento e programação do Auxílio

Em relação às datas de recebimento, o Auxílio Brasil seguirá a mesma premissa do Bolsa Família. Para conferi-la, o interessado deverá visitar o site do Governo Federal, ou consultar a sede do órgão federal responsável mais próximo de sua casa (comumente, essa informação deve ser concedida por funcionários da Caixa Econômica Federal).

Para informar-se sobre benefícios e direitos do cidadão, continue conosco. Aqui, além de informações sobre a programação do benefício, você encontrará notícias sobre economia outros programas sociais e diversos temas de interesse da população. Acompanhe-nos!