Feriados antecipados em São Paulo: Confira suas datas e dias da semana

feriados antecipados

Para medir o avanço e impactos da pandemia, em 2020 e 2021, a Prefeitura da Cidade de São Paulo, declarou feriados antecipados, visando evitar a maior circulação de pessoas na data previamente estipulada.

Além de feriados nacionais, pontos facultativos foram remarcados. Tal decisão causou confusão entre quais datas realmente contaram como feriado antecipado, porém você encontrará a lista oficial aqui, siga conosco.

Feriados antecipados em São Paulo: motivo da decisão

Ao notar que a pandemia de COVID-19 estava longe de acabar, o então prefeito Ricardo Nunes optou por adiantar alguns feriados da cidade, visando limitar a movimentação e a transmissão de COVID.

Entre os feriados antecipados, estão:

  • Corpus Christi (16 de Junho)
  • Consciência Negra (20 de Novembro)
  • Aniversário de São Paulo (25 de Janeiro)

Confusão entre as datas

Apesar de “reagendados” para a segunda semana do ano, nenhum dos feriados deixou de ser comemorado. 

Por conta do avanço da vacinação e queda nos casos, a maioria das empresas optou por funcionar normalmente, ignorando a decisão de manter os feriados antecipados.

Apesar de arriscado, o resultado foi positivo, tendo em vista que hoje (Abril de 2022). estamos com a menor média semanal de mortes pela doença, resultado do avanço da vacinação e contenção da movimentação em momentos específicos.

Funcionamento do comércio nos feriados antecipados

De forma quase unânime, a maioria das empresas e escritórios não funcionarão nas datas previamente estipuladas para os feriados, pois funcionaram no período de antecipação.

Comércios de maior movimentação, como restaurantes e shoppings, possivelmente seguirão sua rotina de feriados, funcionando em horário reduzido.

Carnaval na cidade

Diferente das demais datas, o carnaval seguiu caminho contrário e não fez parte da lista de feriados antecipados.

Visando o avanço da vacinação, a prefeitura da cidade optou por remarcar os desfiles e comemorações para o feriado de Tiradentes. Com início no dia 21 de Abril, a folia (particular) terá duração de 4 dias, com direito a desfile de escolas de samba e camarotes no Sambódromo.

Impacto econômico dos feriados antecipados

Em 2021, como a situação em relação a COVID esteja muito mais severa, os comércios seguiram o calendário de antecipações, o que felizmente resultou em algo positivo, tendo em vista que nesse ano, o funcionamento total fora liberado e a pandemia, “controlada”.

Em relação ao impacto econômico, infelizmente diversas empresas sofreram com os feriados antecipados, porém, mantiveram suas vidas e saúde a salvo.

Como saber se minha empresa seguirá as datas dos feriados antecipados?

Como citado anteriormente, a questão relacionada às datas ficou confusa, uma vez que nem todos aderiram à alteração das datas.

Para saber se sua empresa seguirá o calendário normal ou o alterado pela prefeitura, converse com a equipe de gestão de RH, ou seu supervisor. Apenas eles serão capazes de instruir-te de forma assertiva, dando certeza de quais serão os planos e escala para os feriados.

Demais feriados

Além das datas citadas, em âmbito nacional, o Brasil ainda contará com 9 feriados oficiais, os quais seguirão em suas datas pré-estipuladas, não havendo nenhuma alteração ou decisão de feriado antecipado.

Sabendo disso, fica mais fácil programar e organizar-se melhor para curtir seu dia de folga, sem se preocupar com possíveis alterações ou mudanças em relação ao funcionamento de empresas que possam variar a cada local.

Por fim, ressaltamos novamente a importância de informar-se junto a equipe responsável em seu local de trabalho ou onde você deseja visitar/conhecer.

Apesar de terem causado confusão, as medidas foram tomadas em um momento de instabilidade em relação a COVID. O cenário atual é resultado dessa e de outras decisões tomadas anteriormente para conter a doença e promover o avanço da vacinação, lembre-se disso!

Para saber mais sobre questões cotidianas, informações sobre a cidade e o país, siga conosco. Aqui você encontra notícias do dia-a-dia de forma atual e dinâmica. Acompanhe-nos!