Pular para o conteúdo

Consulado brasileiro em Miami: Parceria com Curitiba pode facilitar a entrada de brasileiros nos EUA

    consulado brasileiro em miami

    Assinado no dia 6 de abril, o consulado brasileiro em Miami e a cidade de Curitiba assinaram um acordo de magnitude, o que tornou Miami uma das cidades-irmãs da capital paranaense, e abriu possibilidades em relação à entrada de brasileiros no estado da Flórida.

    Com projeto entregue à câmara municipal, curitibanos aguardam ansiosamente por sua confirmação para então gozar dos benefícios pretendidos com a parceria que tende a trazer bons frutos para ambas cidades.

    Acordo entre a cidade e o consulado brasileiro em Miami tem como finalidade promover relações diplomáticas entre as nações

    Como principal finalidade, o convênio pretende promover uma facilitação no contato entre a cidade brasileira e a americana. O esperado é que esse contato viabilize possíveis negociações, elos culturais, acesso a novas tecnologias e outras relações envolvendo Curitiba e o Consulado Brasileiro em Miami.

    Além desses, CWB pretende trocar experiências no que tange o desenvolvimento de ambas cidades. Pautas como educação e segurança pública estão entre as prioridades da cidade, a qual pretende buscar exemplos e eventuais incentivos advindos do acordo feito com o Consulado brasileiro em Miami.

    A tão sonhada volta do voo entre CWB-MIAMI

    Outra possibilidade (inclusive uma das mais importantes e desejadas pela capital do Paraná), é o direito de ter seu voo direto para Miami em operação novamente. 

    Ativo entre 2013 e 2016, o voo ligava as duas cidades de forma direta e ainda contava com um posto de emissão de vistos americanos.

    Além de aproximar mais brasileiros da cidade americana, a presença do posto em Curitiba viabilizava viagens e evitava que moradores precisassem sair de seu estado para tirar visto para entrada no país americano. 

    Quem hoje deseja visitar o país, precisa mover-se até Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro ou Recife, o que além de demandar tempo, exige maiores investimentos de quem pretende adquirir suas passagens e voar para os Estados Unidos.

    Parceria entre as nações

    A equipe responsável pela assessoria de imprensa da cidade de Curitiba, Rafael Greca, prefeito de CWB, afirmou que além de laços econômicos e sociais, a cidade pretende assim facilitar e estimular que americanos também visitem a capital Paranaense.

    Para atraí-los, o setor responsável pela comunicação e eventos da cidade estuda receber e promover eventos que aproximem americanos de sua cultura, mesclando a brasilidade e a cultura americana de forma agradável para os dois povos.

    Além disso, Rafael também pretende atrair estudantes para as universidades locais, oferecendo professores capacitados e projetos para oferecer bolsas e condições de permanência para tais alunos.

    Injeção na economia local

    Adjunto a todos os benefícios citados, esse acordo feito com o consulado brasileiro em Miami também tende a movimentar positivamente a economia de ambos países.

    Em um cenário em que os voos voltarem a operação, além da possibilidade de comercializar mais passagens, ambas cidades serão beneficiadas pela permanência de estrangeiros na cidade e seus eventuais gastos.

    Além de favorecer o setor hoteleiro, restaurantes, teatros e outros locais de interesse tendem a lucrar com esse elo, tanto da perspectiva brasileira quanto da americana.

    Inspiração urbanística

    Além do acordo oficializado e corroborado pelo consulado brasileiro em Miami, as relações de cidade-irmãs podem possibilitar mudanças interessantes e necessárias para ambas nações.

    Em outras relações, como a união entre Curitiba e Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), a cidade paranaense serviu de inspiração para a cidade boliviana no estudo da implantação dos BRTs, sistema de ônibus local.

    Sobre a oficialização entre Curitiba e Miami, o prefeito da cidade estuda adequar algumas das configurações da cidade americana em CWB, revitalizando-a e tornando-a ainda mais bela.

    Em suma, o que pretende-se e espera-se é que a parceira seja extremamente positiva e favoreça de forma considerável ambas cidades envolvidas. 

    Para consultar o andamento do acordo, você poderá entrar em contato com o consulado brasileiro em Miami, e acompanhar notícias por portais comprometidos, assim como o nosso! Siga-nos para não perder nenhuma notícia sobre esse e outros assuntos de interesse público.