Pular para o conteúdo

Bienal do Livro Fortaleza

    Bienal do Livro Fortaleza

    No ano de 2021, a Bienal do Livro Fortaleza acabou sendo adiada para este ano de 2022. O órgão emitiu comunicado sobre mudança de datas, pedindo mais tempo de planejamento, produção e compreensão de todos.

    A Bienal do livro Fortaleza, também conhecida como Bienal do livro Ceará é sem dúvida, um “point” obrigatório para pessoas que gostam de ler e buscam constantemente o aprendizado. Além disso, é um momento incrível para incentivo da leitura e cultura.

    É um encontro que acontece a cada dois anos, com autores e editoras pré selecionados.

    Quer saber mais sobre o evento? Confira nosso artigo!

    Afinal, o que é uma Bienal do Livro?

    Em suma, trata-se de um evento cultural e literário, que acontece a cada 2 anos em grandes cidades do Brasil, inclusive Fortaleza. Assim como em uma exposição, são diversas editoras, profissionais, autores e ilustradores que se juntam para mostrar todo o seu trabalho.

    É praticamente um mundo a parte, com artistas e livros compartilhando suas emoções, histórias, criações e também trajetórias.

    Para você ter uma ideia da magnitude deste evento, no ano de 2019, por exemplo, foram vendidos mais de 4 milhões de livros na Bienal de Livro do Rio, contando também com a visitação de mais de 600 mil pessoas. São números impressionantes, não é mesmo?

    Como funciona a Bienal do Livro Fortaleza?

    Do mesmo modo que em outras cidades. São diversas bancas ou estandes, onde os artistas exibem todo o seu trabalho. É uma oportunidade única, onde os leitores podem conhecer os autores das obras, trocar ideias e também compartilhar experiências.

    Em sua 14ª edição, como dito no começo de nosso texto, a Bienal do Livro Fortaleza foi adiada em 2021 por conta das medidas sanitárias da COVID 19. Prevista para o segundo semestre de 2022, a secretaria responsável pelo evento garantiu, que até lá, promoverá atividades “pré bienal” em parceria com a biblioteca pública do estado do Ceará.

    Bienal do livro Fortaleza: evento para todas as idades

    Em uma bienal, o leitor tem acesso a diversos tipos de obras literárias, gêneros e formato de livros. Em outras palavras, tem livro para o pai, para a mãe, para a tia, para a criança, para todo mundo. Todos são apresentados ao mundo da literatura, com inúmeras histórias, além é claro, de poder escolher as suas favoritas.

    Mas antes de qualquer coisa, vale salientar que o livro em si trabalha a essência multissensorial no ser humano. Ele expande o repertório do conhecimento, e força o cérebro a imaginar, pensar, e trabalhar sua criatividade. Dessa forma, cria memórias inesquecíveis e encoraja cada vez mais pessoas a manter o hábito da leitura.

    Para você entender isso um pouco melhor, basta pensar da seguinte maneira: nenhuma pessoa é a mesma após a leitura de um livro! Cada um pode ler o mesmo livro; porém, as interpretações e as experiências serão diferentes em cada pessoa.

    Além disso, cada região do país traz em suas obras, contos e histórias típicas de cada região, o que abrilhanta ainda mais o evento! Tanto nacional, quanto internacional!

    Relacionado: Você conhece o folclore Brasileiro

    Livros transformam vidas. Livros trabalham a empatia e o pensamento crítico. Livros são bons demais!

    Qual a história da Bienal do Livro?

    Você deve estar se perguntando: mas de onde surgiu a ideia de reunir diversos artistas e autores em lugar só. A Bienal do livro Fortaleza (ou de outras capitais e cidades), foram criadas pela CBL (Câmara Brasileira do Livro), no ano de 1951.

    As ideias foram retiradas das famosas feiras do livro que aconteciam na França, Itália e Alemanha, na mesma época. Inicialmente, o evento tinha o nome de Feira Popular do Livro, e suas primeiras edições forma realizados na Praça da República, em São Paulo.

    Somente em 1970, que o evento transformou-se em uma Bienal Internacional. No ano de 1972, atingiu sua primeira marca histórica: 80 mil visitantes e cerca de 700 expositores. Anos mais tarde, mais precisamente em 2006, trouxe aproximadamente 800 mil pessoas ao evento.

    Vale ressaltar que, enquanto esteve em São Paulo, no seu início, a Bienal do Livro foi um dos palcos de resistência a censura da época.

    Importância da CBL na Bienal do Livro Fortaleza

    A CBL (Câmara Brasileira do Livro) começa a dar os primeiros passos no ano de 1940, com “boom” cultural de São Paulo na época. Assim, um grupo de editores, autores e livreiros começou a discussão sobre com se poderiam resolver os problemas do setor, além de formas de realizar ações conjuntas de forma organizada.

    Desses encontros, surgiu a CBL, assumindo a tarefa de divulgar e promover o livro em solo Brasileiro. Com mais de  80 anos de história, representa atualmente mais de 400 associados em todo o Brasil, além é claro, de ter sido responsável pela criação das bienais do livro, inclusive a Bienal do Livro Fortaleza.

    Livros na sociedade atual

    O fato é: muitas pessoas estão perdendo o gosto para a leitura. TA tecnologia  está deixando tudo cada vez mais “digerido” e pronto para o nosso cérebro, impossibilitando, em alguns casos, até o crescimento intelectual. Contudo, é preciso salientar o avanço intelectual do ser humano após a invenção da escrita.

    Além de levar conhecimento de geração em geração. é o livro que possibilita o indivíduo o crescimento e aprimoramento do intelecto.

    Atualmente, um dos grandes desafios, principalmente na educação básica, é justamente criar o hábito da leitura nas crianças. Incentivar a prática da leitura aprimora o vocabulário dos pequenos e dinamiza seu raciocínio, coisas que serão carregadas pelo resto da vida.

    Inclusive na hora de elaborar, por exemplo, uma redação do ENEM, principal forma de entrada pra o ensino superior!

    Relacionado: Conheça o site da Bienal do Livro

    Eventos com a Bienal do Livro Fortaleza ou qualquer outra da mesma natureza são extremamente importantes. Uma leitura realizada com prazer (sem ser algo obrigatório) estimula a imaginação, a atenção e também o desenvolvimento da linguagem.

    E aí, com anda seu interesse pela leitura? Tem interesse de um dia conhecer a Bienal do Livro Fortaleza? Fique atento as programações de cada evento e embarque nessa aventura!

    (Visited 170 times, 1 visits today)