Sobre o Agendamento de vacina em Cotia
Todos os munícipes que optarem por tomar uma das doses do imunizante contra a Covid-19 não precisam mais realizar o agendamento de vacina em Cotia, no sistema da prefeitura da cidade. A vacinação acontece, portanto, sem a necessidade de aviso nas Unidades Básicas de Atendimento (UBS) do município.
A medida foi tomada pela Prefeitura, e entrou em vigor no dia 5 de outubro de 2021, com objetivo de descentralizar a vacinação na cidade. Segundo a Secretaria de Comunicação de Cotia, na data, 90% da população adulta da cidade já estava vacinada, e as Unidades Básicas de Saúde conseguiriam atender a demanda do público seguindo a ordem de chegada, sem a necessidade de agendamento.
É importante ressaltar que o serviço público realizado pela Prefeitura de Cotia abrange tanto a aplicação da primeira e da segunda dose do imunizante, assim como a de reforço. Para aqueles que forem tomar as doses adicionais, a aplicação acontece, exclusivamente, para pessoas de 18 anos ou mais que tenham tomado a 2.ª há pelo menos 4 meses, ou então, para os maiores de idade que receberam a dose única há 2 meses ou mais. Os adultos que forem tomar a 1.ª dose precisam comparecer ao local com documento oficial com foto, o CPF e comprovante de endereço.
Horários e locais de vacinação
Conforme mencionado, para ter acesso à vacinação basta que o cidadão vá a uma das 26 UBS credenciadas à Prefeitura de Cotia. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para ter acesso à todas as UBS cadastradas no sistema de saúde da Prefeitura de Cotia clique aqui. Quem ainda não tomou a vacina ou tem doses atrasadas e deseja se imunizar, mas não consegue ir até às Unidades Básicas de Atendimento durante a semana, poderá se vacinar neste sábado. As UBS Atalaia, Caucaia do Alto, Assa, Arco-Íris e Portão, estarão abertas no sábado (12/03), das 8h30 às 16h, para realizar o atendimento ao público.
Agendamento
Posteriormente, o agendamento de vacina em Cotia contra o coronavírus acontecia na cidade para controlar o público atendido, organizando o serviço por públicos de maior prioridade.
Boletim de vacinação
Segundo últimos dados divulgados pela Prefeitura de Cotia, o número total de doses aplicadas na cidade foi de 515 mil. Desse total, 192 mil representam os cidadãos que se tomaram duas doses do imunizante, 6.253 foi o número de doses únicas aplicadas. Enquanto, a quantidade de doses de reforço aplicadas chegou em pouco mais de 98 mil.
Em Cotia, 29 de janeiro, crianças de 5 a 11 anos estão recebendo as doses do imunizante, segundo a Secretaria da Saúde da cidade. A campanha de vacinação para o público infantil começou com o Dia C de Vacinação contra a Covid-19 (projeto de vacinação planejado pelo Governo do Estado de São Paulo). Quando o projeto teve início na cidade, 14.029 doses foram aplicadas nas crianças, ainda sem a necessidade de agendamento de vacina em Cotia.
E, segundo a Secretaria da Saúde de Cotia, atualmente 70% das crianças entre 5 e 11 anos da cidade já receberam a 1.ª dose da vacina. Sucesso alcançado graças ao Dia C. Além disso, a Secretaria confirmou também que 92% dos adolescentes da cidade já receberam a 1.ª dose do imunizante e 73% do mesmo grupo já concluiu o esquema vacinal com as duas da vacina.
2.ª dose infantil
A Secretaria da Saúde alerta ainda que os responsáveis palas crianças que já tomaram a 1ª dose precisam ficar de olho na data apresentada no cartão de vacina para não perder o prazo da segunda dose contra a Covid-19. O intervalo da Coronavac (Instituto Butantan) entre a 1.ª e a 2.ª dose é de 28 dias. Enquanto, o imunizante da Pfizer exige uma espera de 8 semanas entre doses, para as crianças.
Leia também:
Varíola Do Macaco: O Que É E Como Se Prevenir
Cloridrato De Ranitidina: Remédio É Retirado Do Mercado