Pular para o conteúdo

O que podemos fazer para preservar o meio ambiente? Veja 6 dicas!

    Mulher segurando cartaz de reciclagem para incentivar maneiras de preservar o meio ambiente

    Engana-se quem pensa que preservar o meio ambiente é uma tarefa apenas do Governo. Cuidar do planeta, embora também seja de responsabilidade da administração pública por meio de políticas ambientalistas, a obrigação é de todos nós.

    Na prática, como indivíduos, existem muitas ações que podemos incluir em nosso dia a dia que ajudarão a preservar o meio ambiente e diminuir o impacto negativo que a vida humana causa ao planeta.

    Embora seja um desafio, com pequenas mudanças diárias, é possível preservar o meio ambiente e fazer do nosso planeta um lugar melhor para as futuras gerações. Quer saber como? Confira a seguir algumas medidas práticas para proteger a natureza.

    1. Economize água

    Apesar de o planeta ser 70% feito de água, somente 2% desta parte é potável. Portanto, a maneira que usamos a água em casa precisa ser repensada e tratada como um importante recurso que poderá faltar em um futuro próximo.

    Além dos investimentos do Governo, a população precisa fazer sua parte em busca da sustentabilidade. Assim como contribui para preservar o meio ambiente, também reflete na economia financeira, já que a conta de água diminui.

    Vale lembrar que a água chega em nossa casa por meio de captação, tratamento e distribuição. Quando desperdiçamos, os recursos passam a ficar mais caros para todos. Por isso, confira algumas maneiras eficazes para diminuir o consumo de água:

    • Reduza o tempo de banho;
    • Aproveite a água da chuva;
    • Reutilize a água da máquina de lavar;
    • Lave o carro usando baldes com água, em vez de mangueiras;
    • Çave a louça com a torneira fechada, só ligue na hora do enxágue, assim como na escovação de dentes;
    • Inspecione e conserte vazamentos, realizando uma manutenção preventiva do sistema hidráulico de sua casa com frequência.

    2. Poupe energia

    O uso exagerado de energia agride o meio ambiente porque ela utiliza recursos naturais como o carvão, o petróleo ou o gás, substâncias importantes ao nível global. Deste modo, ao poupar energia, além de economizar financeiramente, você ajuda a preservar o meio ambiente.

    Na prática, existem várias atitudes diárias que fazemos sem perceber e com isso gastamos mais energia. Para evitar que isso ocorra, algumas atitudes são fundamentais, confira algumas:

    • Desligue aparelhos quando não estiver usando, assim como as luzes do ambiente;
    • Evite o uso de eletrodomésticos que consomem muita energia nos horários de pico, entre 18h a 21h;
    • Prefira veículos movidos a álcool ou biocombustíveis;
    • Ofereça carona aos amigos;
    • Não sobrecarregue tomadas, ligando vários aparelhos ao mesmo tempo;
    • Troque as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes, ou use lâmpadas de LED;
    • Utilize ar condicionado com moderação;
    • Confira se a vedação da geladeira está fechando corretamente;
    • Junte a quantidade máxima de roupas para colocar na máquina de lavar;
    • Evite passar roupas ou acumule várias e passe todas de uma vez.

    3. Recicle e reutilize

    Uma das maneiras mais fáceis de preservar o meio ambiente é reciclando. Muitas pessoas acreditam que isso é um desafio. Mas, o primeiro passo é separar o lixo orgânico do reciclável.

    Afinal, reciclar um produto é muito melhor do que fabricar outros. Assim, você ajuda a economizar recursos naturais e diminuir o lixo no planeta. Basta separar os restos de comida do que for lixo reciclável.

    Para ajudar ainda mais, você pode separar os diferentes tipos de lixo reciclável, como papel e cartão, e vidros, plásticos e embalagem. Deste modo, você facilita o trabalho de coleta seletiva. Com essa separação, fica mais fácil de encaminhar para as empresas que utilizam este material, transformando-os em novos produtos.

    Já o lixo orgânico também pode ser reaproveitado em um processo conhecido por compostagem. Isto é, os restos de comidas podem ser usados como adubos ou fertilizantes.

    4. Ajuste sua alimentação

    Você sabia que pode ajudar a preservar o meio ambiente por conta de sua alimentação? Seja no processo de criação ou na logística de alimentos, a natureza sofre impactos por conta de grandes produções.

    Portanto, existem certos hábitos que fazem diferença no consumo e como resultado, além de cuidar da natureza, ainda valoriza pequenos produtores da sua região. Para isso, confira algumas dicas:

    Prefira ingredientes regionais e alimentos da estação;
    Use o máximo dos alimentos como talos, folhas, sementes e casas;
    Prefira panela de pressão já que com ela você economiza 70%de gás;
    Planeje o cardápio da semana, evitando comer por impulso;
    Sirva-se com consciência e coma tudo que colocar no prato.

    Além disso, busque ter um dia vegetariano por semana. Isso porque são necessários 9,5 mil litros de água para produzir cada meio quilo de carne. Deste modo, muitos hambúrgueres, por exemplo, surgem de animais que pastam em áreas desmatadas.

    5. Reduza o plástico

    O plástico leva cerca de 200 a 400 anos para se decompor, segundo o portal Ecycle. Por isso, o uso excessivo deste material precisa ser evitado. Além disso, ele chega até oceanos, mares e rios, causando a morte de milhares de animais marinhos, resultando em um desequilíbrio desse ecossistema.

    Portanto, prefira comprar produtos que utilizem embalagens de outro material, assim como sacolas de tecido. Muitas cidades brasileiras já aboliram o uso de sacolas plásticas em supermercados. Se este não for seu caso, experimente levar suas próprias sacolas, chamadas de ecobag, ou mochila para colocar suas compras.

    Além disso, tenha sua própria garrafinha quando precisar beber água. Isso porque cerca de 90% das garrafas de plásticos que não são recicladas acabam em aterros. Já em relação aos copos descartáveis usados em festas, marque o nome do convidado neles e use o menos possível.

    6. Faça compras conscientes

    Por fim, repense suas atitudes como consumidor. Ao optar por ficar mais um tempo com o seu celular, em vez de comprar o lançamento do ano, por exemplo, você estará construindo uma relação mais saudável com os produtos comercializados e ajudando a preservar o meio ambiente,

    Por isso, existem várias atitudes que podem te ajudar a fazer compras mais conscientes, apoiando e protegendo a natureza, veja algumas dicas:

    • Use materiais de escritório ou escolares até o seu fim, antes de comprar novos materiais;
    • Aproveite recicláveis para fazer outros produtos, por exemplo, garrafas pets podem ser transformadas em vasos de plantas;
    • Não compre mais do que o necessário, sejam roupas, sapatos ou alimentos;
    • Prefira marcas com consciência ambiental que oferecem uma política reversa, facilitando o descarte de materiais;
    • Escolha produtos que usem menos embalagens e dispense as sacolas plásticas.

    E então, agora que você percebeu que com algumas práticas simples de adotar você consegue ajudar a preservar o meio ambiente, confira também:

    Setores da economia: saiba mais sobre eles

    Saiba tudo sobre a internet das coisas

    (Visited 9 times, 1 visits today)