Monica Carvalho se prepara para abrir a Livraria da Tarde, que será instalada no bairro de Pinheiros

Quando o assunto é livraria, 2019 está sendo um bom ano para o bairro de Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo. Já brotaram ali duas novas livrarias: a Travessa, na Rua dos Pinheiros, e a Mandarina, na Ferreira de Araújo. Mas não vai parar por aí. Ainda esse ano, deve abrir a Livraria da Tarde, na Cônego Eugênio Leite, formando um hexágono com a Livraria da Vila, a Plana e a Patuá (deixando de contar os inúmeros sebos da Pedroso de Morais e da Teodoro Sampaio). Pinheiros caminha para ser o bairro das livrarias da metrópole.

Para entender os planos e aspirações da Tarde, o Podcast do PublishNews recebeu Monica Carvalho, proprietária do novo estabelecimento.

Psicóloga de formação, empresária por vocação, Monica é novata no mercado livreiro. Ela conta que o desejo de abrir uma livraria era antigo, mas a decisão veio depois de uma viagem: “No ano passado, fiz uma viagem a Portugal e fui procurar uma farmácia em Lisboa e só encontrava livrarias e livrarias maravilhosas. Quando eu percebi isso, eu pensei: o universo está me dizendo alguma coisa e vi que era o momento de realizar esse sonho”.

Com o faro apurado de uma consultora – ela é sócia da Movidaria, empresa especializada na educação corporativa –, foi estudar o mercado, entender suas dinâmicas e conhecer pessoas que pudessem ajudá-la na missão.

O mix da livraria de 120 m² será composto por obras de interesse geral – literatura estrangeira, nacional, poesia e biografias, em destaque –, mas terá um espaço especial para os livros de negócios. “Quando pensei no mix, pensei na minha relação com as pessoas que eu tenho aqui em São Paulo. Eu decidi que queria trabalhar com literatura geral – estrangeira, nacional, poesia, biografias -, mas eu vou ter livros de negócios, já que eu tenho uma rede de relacionamentos muito boa no mundo dos negócios e eu quero trabalhar isso”, disse na entrevista. E completou: “Meu sonho é aproximar a literatura do mundo dos negócios. Porque o mundo dos negócios é tão duro. Eu acho que se a gente conseguir levar um pouco de literatura para ele, a gente vai conseguir suavizar um pouco e deixar as pessoas menos ansiosas e menos deprimidas”. A livraria terá ainda espaço para livros de Ciências Sociais, em especial livros de psicologia, sociologia.

A livraria terá ainda uma área infantil e um café capitaneado pela chef pâtissier Nina de Paula, da Made by Nina.

O papo com a Monica teve a participação de Raquel Menezes, da Oficina Raquel e presidente da Liga Brasileira de Editores (Libre), que enviou a sua pergunta pelo Whatsapp, o novo canal de comunicação com os nossos assinantes.

O Podcast trouxe ainda uma breve entrevista com Fernanda Diamant, curadora da Flip 2020, que falou um pouco dos motivos de sua escolha em homenagear Elizabeth Bishop.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro, da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial, e da Auti Books, dê ouvidos a sua imaginação, escute Audiobooks. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts e Overcast.

Confira os audiolivros mais vendidos na Auti Books:

1. A sutil arte de ligar o foda-se (Intrínseca), de Mark Manson
2. Poesia que transforma (Sextante), de Bráulio Bessa
3. Sapiens (L&PM), de Yuval Noah Harari
4. Poder sem limites (BestSeller), de Tony Robbins
5. 21 lições para o Século 21 (Companhia das Letras), de Yuval Noah Harari
6. Homo Deus (Companhia das Letras), de Yuval Noah Harare
7. Essencialismo (Sextante), de Greg McKEown
8. As coisas que você só vê quando desacelera (Sextante), de Haemin
9. Sonho grande (Primeira Pessoa / Sextante), de Cristiane Correa
10. Liderança (Objetiva / Companhia das Letras), de Daniel Goleman

Livraria da tarde – Rua Cônego Eugênio Leite, 456
https://www.instagram.com/livrariadatarde/
https://www.facebook.com/livrariadatarde/
monica@livrariadatarde.com.br
compras@livrariadatarde.com.br

Made by Nina
http://www.madebynina.com.br

Tudo é Rio – Carla Madeira
https://www.quixote-do.com.br/produto/tudo-e-rio/

Sala Tatuí
http://lote42.com.br/sala-tatui/

Os sete afluentes do rio ota
https://www.sescsp.org.br/programacao/206429_os+sete+afluentes+do+rio+ota?m=0

Colação desenhando – Panda Books
https://www.pandabooks.com.br/?s=desenhando&post_type=product

Pitico
https://www.facebook.com/piticofalafel/

Gelateria Frida & Mina
http://www.fridaemina.com.br

A parte que falta encontra o Grande O
https://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=41200

O tempo e vento
https://www.companhiadasletras.com.br/titulos.php?busca=Erico+Verissimo+o+tempo+e+o+vento&x=0&y=0

Fonte: Publish News

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Central da Pauta.