O Facebook divulgou uma nova ferramenta, que pretende funcionar como um sistema de prevenção à saúde dos usuários da plataforma. Chamado Preventive Health, o recurso fornece lembretes personalizados sobre exames e vacinas, de acordo com as característica do indivíduo.

A ferramenta pega dados do perfil do usuário, como idade e sexo, e a partir daí oferece uma lista de exames recomendados àquela pessoa, como exames de prevenção ao câncer e até vacina contra a gripe.

De acordo com Freddy Abnousi, chefe de pesquisa em saúde do Facebook, o Preventive Health fornece informações detalhadas sobre que como são os exames recomendados, a fim de ajudar também na conversa entre pacientes e médicos.

Por enquanto, o novo recurso está disponível apenas nos Estados Unidos. Vale ressaltar também que o sistema do Preventive Health não permite, por exemplo, compartilhar exames ou registro médico com um consultório ou um profissional da saúde. A ida presencial ao médico ainda é indispensável.

Freddy ressalta: “Nunca vemos nada do seu tratamento de saúde. Nós simplesmente pegamos as informações, tornamos compreensíveis e entregamos aos nossos usuários do Facebook”. O Facebook também garante que outras medidas de privacidade são usadas na nova ferramenta, mas que é importante que os usuários não compartilhem suas informações pessoais em nenhum momento.

As recomendações que o recurso apresenta aos usuários são baseadas em informações de American Heart Association, Centro de Controle e Prevenção de Doenças e a American Cancer Society, e foram revisadas por profissionais da saúde.

Fonte: B9

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Central da Pauta.