O Ministério da Infraestrutura participou de missão no Reino Unido, um dos principais centros financeiros globais, para tratar de Finanças Verdes (Green Finance, em inglês). A participação do MInfra foi organizada pelo Governo do Reino Unido, por meio da Embaixada e Consulado do país no Brasil e teve apoio do Prosperity Fund. A Pasta foi representada pelo subsecretário de Gestão Ambiental e Desapropriações, Mateus Salomé, e pelo diretor do Departamento de Fomento e Desenvolvimento da Infraestrutura, Gabriel Ervilha.

Em Londres, eles participaram de uma capacitação sobre Finanças Sustentáveis, ministrada pela Universidade de Oxford. O objetivo foi buscar informações mais específicas sobre a questão de sustentabilidade no mercado financeiro. A delegação brasileira também participou do evento “Public Sector Green Finance Summit 2019”, principal evento sobre Finanças Verdes para o setor público no mundo.

Também foram realizadas reuniões bilaterais com instituições que atuam neste setor no Reino Unido, além de fundos de investimentos e também da Bolsa de Valores de Londres para troca de experiências sobre o tema.

“O MInfra acompanha os principais movimentos do mercado para alinhar os projetos de infraestrutura do país com as melhores práticas mundiais e, assim, desenvolver uma transição para uma economia global mais verde” afirmou Salomé.

Também fizeram parte da comitiva brasileira representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Ministério da Economia (ME), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Presidência da República, por meio da Secretaria de Governo (SEGOV) e Programa de Parcerias e Investimentos (PPI).

Parcerias

Na última semana, o MInfra assinou memorando de entendimento que estabelece uma parceria com a agência de cooperação técnica alemã Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ). O objetivo inicial é fortalecer e atualizar as diretrizes socioambientais do ministério para adequar a estruturação de ações e projetos às melhores práticas de desenvolvimento sustentável.

Em setembro, o MInfra também firmou parceria com a Climate Bonds Initiative (CBI) no intuito de habilitar projetos de infraestrutura para a captação de financiamento no mercado de títulos verdes (green bonds).

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura

Fonte: Governo Federal

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Central da Pauta.