Como manifesto em defesa da preservação das praias do Nordeste atingidas por um vazamento de óleo, o time do Bahia usará um uniforme especial na partida contra o Ceará, que acontece nesta segunda-feira, 21/10.

A camiseta traz manchas escuras, que simulam as manchas de óleo encontradas em diversas praias do país. O time também vai leiloar os uniformes usados na partida, e doará o dinheiro para grupos independentes que estão ajudando na limpeza das praias.

Junto com a ação, o Bahia também lançou um manifesto pedindo a investigação das causas do derramamento de óleo:

O problema é seu. O problema é nosso.

Quem derramou esse óleo? Quem será punido por tamanha irresponsabilidade? Será que esse assunto vai ficar esquecido?

O Bahia é você, somos nós, cada ser humano.

É a forma como representamos o amor, o apego, o chamego, o sagrado, a justiça. O Bahia é a união de um povo que vibra na mesma direção, que respira o mesmo ar e que depende da mesma natureza para existir, para sobreviver.

Jogaremos nesta segunda-feira (21), contra o Ceará, em Pituaçu, com a camisa do Esquadrão manchada de óleo.

Um convite à reflexão: o que faz um ser humano atacar e destruir espaços sagrados? O lucro a qualquer custo pode ser capaz de destruir a ética e as leis que regem e viabilizam a humanidade?

A barbárie deve ser tratada como tal, não como algo natural.

As manchas de óleo começaram a aparecer no litoral brasileiro no fim de setembro, inicialmente na Paraíba, e já se espalharam por 171 cidades de 9 estados do Nordeste. Além de poluir mar e praias, o petróleo cru tem afetado a vida de animais marinhos e cidades litorâneas.

Só na Bahia, as cidades de Salvador, Itacaré, Vera Cruz, Itaparica, Jandaíra, Lauro de Freitas, Conde, Camaçari, Entre Rios, Esplanada e Mata de São João foram afetadas. O Governo do Estado já decretou estado de emergência.

Fonte: B9

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Central da Pauta.