Sindicatos de trabalhadores rurais, advogados e aliciadores foram os alvos da operação

A Força-Tarefa Previdenciária no estado de Alagoas deflagrou, na manhã desta quinta-feira (17), nos municípios de Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios, Água Branca, Canapi e Mata Grande, a operação Terra Prometida II.

Ao todo, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão. Os alvos foram três sindicatos de trabalhadores rurais, dois advogados e três aliciadores (intermediários). O grupo atuava na concessão fraudulenta de benefícios rurais para pessoas que nunca trabalharam no campo. Eles responderão por estelionato previdenciário, falsidade ideológica, associação criminosa e sonegação fiscal.

Essa é a segunda fase da operação Terra Prometida. Na primeira, realizada em março de 2018, foram cumpridos 24 mandados. Dois de prisão temporária e dois de busca e apreensão para servidores do INSS que facilitavam a concessão indevida dos benefícios.

De acordo com a Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (CGINT) da Secretária Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, o prejuízo causado pelo esquema criminoso nas duas fases está estimado em R$ 1,9 milhão. A desarticulação da quadrilha deve proporcionar uma economia de pelo menos R$ 7,3 milhões em valores que seriam pagos futuramente aos supostos beneficiários, considerando a expectativa de vida média da população brasileira segundo o IBGE.

O nome da operação faz alusão aos dirigentes sindicais, advogados e aliciadores que prometiam contratos de comodato rural e declaração de atividade rural para pessoas que nunca trabalharam nas propriedades informadas nos referidos documentos em troca de favorecer os mesmos com benefícios rurais.

Informações para a imprensa

Assessoria de Comunicação Social

(61) 2021-5109

imprensa@previdencia.gov.br

Secretaria de Previdência



Fonte: Governo Federal

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Central da Pauta.