O Festival do Rio é um dos mais tradicionais festivais de cinema do Brasil. Os últimos anos, porém, têm sido de dificuldade: graças a cortes de investimentos e a dificuldade de atrair patrocínio, o festival vem sendo obrigado a reduzir cada vez mais suas operações, sendo o momento mais preocupante quando houve o corte nos patrocínios culturais da Petrobras.

No ano de 2018, por exemplo, para baratear a realização do evento, o Festival reduziu sua programação de filmes e foi realizado após a Mostra de Cinema de São Paulo, de forma a reaproveitar filmes exibidos no festival paulista. Em 2019, a situação ficou ainda pior, e a própria existência do festival ficou ameaçada.

Mas depois de muito sofrimento, a edição 2019 do Festival do Rio está enfim confirmada. Após começar uma campanha de financiamento coletivo, o evento confirmou que bateu sua primeira meta e será capaz de realizar suas atividades, ainda que numa data atípica. Ao invés do tradicional mês de outubro ou o caso extraordinário de novembro (como foi em 2019), o evento este ano acontece em dezembro: os cinéfilos cariocas poderão assistir a filmes de diversos países e com diversas propostas diferentes entre os dias 9 e 19 de dezembro.

O anuncio foi feito pelo próprio festival, que celebrou o alcance da primeira meta em suas redes sociais. A organização reitera que doações ainda são necessárias para bater novas metas e conseguir expandir o infelizmente já reduzido festival.

Confira o texto do anúncio na íntegra abaixo:

“O Festival do Rio 2019 tem novas datas, de 9 a 19 de dezembro.
As últimas semanas foram de descobertas, encontros e a certeza da proximidade e carinho do público, das empresas e dos profissionais do audiovisual.

Queremos agradecer profundamente aos “benfeitores” do Festival do Rio, que fizeram contribuições no financiamento coletivo. Estamos a pouco de vencer a primeira meta e partindo para a segunda meta de R$ 800 mil.

A adesão de parceiros e apoiadores nos permitirá realizar o Festival do Rio.
Para entregar a esse público fiel e ao cinema um evento de qualidade precisamos de um pouco mais de tempo. Por isso as novas datas. A responsabilidade se torna ainda maior.

E assim vamos fazer um grande evento de abertura do verão! Nos vemos todos em dezembro e continuem contribuindo!”

Fonte: B9

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Central da Pauta.