Neste primeiro domingo de outubro, dia 6, os eleitores de dois municípios brasileiros voltarão às urnas para escolher prefeitos e vices em novas eleições convocadas pela Justiça Eleitoral.
Em Miranda (MS), quatro candidatos disputam a preferência dos eleitores nas urnas. A nova eleição foi convocada após a cassação da prefeita, Marlene Bossay, e de seu vice, Adailton Rojo Alves. Eleitos em 2016, eles foram condenados por compra de votos e abuso de poder econômico.

Já em General Salgado (SP), são três candidatos que concorrem ao cargo de chefe do executivo municipal. A eleição no município foi convocada após a confirmação da cassação de Leandro Rogério de Oliveira, e de seu vice, Paulo César de Almeida, por compra de votos.

Durante a campanha, em 2016, os então candidatos teriam distribuído combustível na cidade em troca de votos. A ação configura abuso do poder econômico por entrega de vantagem indevida.

As resoluções que disciplinam o processo eleitoral em cada um dos municípios estão disponíveis no Portal do TSE.

As informações sobre cada candidato também podem ser acessadas no DivulgaCandContas.

Os resultados dos pleitos nos dois municípios poderão ser conhecidos pouco após o horário de votação, diretamente no sistema de Divulgação de Resultados de Eleições, o Divulga.

Os eleitos deverão cumprir seus mandatos até 31 de dezembro de 2020.

Confira o calendário de 2019 das eleições suplementares.

CM/JB, DM

Fonte: TSE

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Central da Pauta.