Patrocinado pela O2 Sports, o time inglês de rugby estreia no próximo fim de semana na Copa do Mundo de Rugby, que neste ano acontece no Japão. E para incentivar a torcida inglesa a acompanhar os jogos, a empresa divulgou a campanha “Be Their Armour”, na qual se inspira nos samurais para mostrar as tradições e o patrimônio cultural da nação anfitriã.

A empresa garante que seguiu uma linha tênue para evitar a apropriação cultural ao retratar os “cavaleiros” ingleses como guerreiros samurais com a armadura tradicional modificada para mostrar a camisa de rugby da Inglaterra.

Criado pelo VCCP, o filme apresenta os jogadores da seleção inglesa, incluindo o capitão da equipe Owen Farrell, vestindo a armadura samurai modificada antes de marchar pela cidade, enquanto figuras encapuzadas tiram suas capas para revelar outros membros da time.

Segundo Nina Bibby, diretora de marketing da O2, mesmo se referindo fortemente à cultura japonesa na campanha, a empresa evitou qualquer coisa que pudesse dar margem a acusações de apropriação cultural: “Olhamos todos os detalhes adicionais para garantir que tudo respeitasse a cultura japonesa”, explicou.

A O2 disse que trabalhou com especialistas da Escola de Estudos Orientais e Africanos para não cair em armadilhas de estereótipos e, também ouviu o técnico da Seleção Inglesa de Rugby, Eddie Jones, que é descendente de japoneses.

Fonte: B9

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Central da Pauta.