Desde seu surgimento, o smart speaker Alexa, da Amazon, sempre respondeu as perguntas de seus usuários com respostas prontas e oriundas de um banco de dados. Agora, a gigante tecnológica responsável também por um dos maiores e-commerce do planeta anunciou uma mudança neste aspecto.

De acordo com o Fast Company, a Amazon lançará um programa chamado Alexa Answers, que permitirá que quaisquer perguntas feitas pelos usuários sejam respondidas pelos próprios usuários, que contribuirão com o banco de dados da empresa sugerindo perguntas e as devidas respostas. As perguntas para as quais Alexa não possui resposta são, geralmente, questões mais específicas e cotidianas, como informações pessoais ou técnicas sobre celebridades, por exemplo.

O programa foi testado de forma privada, com alguns milhares de clientes da empresa, em 2018. A Amazon afirma que, mesmo com uma amostragem limitada, o banco de dados recebeu centenas de milhares de novas respostas para encorpar a “biblioteca” de seu smart speaker.

Mesmo que não seja algo declarado e que o programa esteja sendo testado desde 2018, não é difícil imaginar que as recentes polêmicas sobre o Alexa tenham algum peso na decisão da Amazon. Recentemente, foi divulgado que o aparelho mantém conversas inteiras de seus clientes sem que eles saibam ou que seja dado permissão. Com a novidade, a Amazon teria uma imagem mais “humana” perante o mercado, já que ao mesmo tempo que tornaria seu produto mais rico em conteúdo ela também levaria ao cliente o sentimento de que este está de alguma forma interagindo com uma pessoa, e não somente com um robô.

Além disso, o simples fato de os usuários poderem ajudar a aprimorar um serviço pelo qual eles pagaram e utilizam também aproxima os clientes do produto, já que, agora, muitos sentirão que também estão contribuindo para o aprimoramento da tecnologia.

Fonte: B9

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