No Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, 10 de setembro, o Twitter reforça seu apoio à causa e anuncia ações em diversos países. As iniciativas incluem a ampliação do serviço de notificação para dar apoio às pessoas que usam a plataforma e o lançamento de um emoji exclusivo em parceria com a Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio.

No Brasil, o perfil do Centro de Valorização da Vida (@CVVoficial) receberá do programa Ads For Good créditos gratuitos para que possa promover e ampliar o alcance de seus conteúdos no Twitter, dando mais visibilidade à data e ressaltando sua importância.

A plataforma também amplia o serviço de notificação #ExisteAjuda, já disponível em 11 países, como Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Japão, Brasil e Espanha, que neste ano estreia na Suécia, Itália, Bélgica e França.

A ferramenta visa dar suporte às pessoas que possivelmente estejam em situação de risco de suicídio ou automutilação, encorajando-as a procurar ajuda de entidades competentes na área. Na prática, quando alguém fizer uma busca no Twitter por termos associados ao tema, o primeiro resultado, apresentado no topo da lista, será uma notificação incentivando a procura por apoio. No Brasil, a notificação mostra contatos do CVV, entidade parceira do Twitter.

Para fomentar conversas e dar mais visibilidade ao assunto, o Twitter se uniu globalmente à Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio para lançar um emoji especial com o símbolo oficial da campanha. A imagem poderá ser visualizada em Tweets publicados com as hashtags #DiaMundialDaPrevençãoDoSuicídio, #PrevençãoDoSuicídio, #SetembroAmarelo e #WSPD2019.

O Twitter possibilita também que pessoas alertem sobre alguém que possivelmente esteja em situação de risco de suicídio ou automutilação por meio de um formulário. As denúncias são avaliadas por uma equipe de profissionais que informa o usuário sobre o relato recebido, fornece os recursos disponíveis e incentiva a procura de apoio. Além disso, a Central de Ajuda da plataforma traz mais informações sobre o assunto.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano, sendo esta a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no mundo.

Fonte: B9

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Central da Pauta.