A possibilidade de “trancar” o Instagram para que apenas seguidores selecionados tenham acesso a fotos, vídeos e stories é uma ferramenta cada vez mais bem vista pela comunidade de usuários. Afinal, em tempos de tanta exposição, muitos vêem com bons olhos a possibilidade de manter o contato com os amigos que utilizam a plataforma sem que, com isso, percamos a privacidade e criemos um bloqueio para quem não conhecemos ou não queremos ter contato.

Porém, como reportou o BuzzFeed, há uma falha na segurança do Instagram que permite que todas as postagens privadas (fotos, vídeos e até os stories) sejam compartilhados externamente, com qualquer usuário. Ao utilizar um navegador pelo computador – como o Google Chrome ou o Mozilla Firefox – você pode inspecionar o código fonte da página pela ferramenta “inspecionar elementos”. Seguindo um passo a passo, a pessoa pode encontrar a URL de qualquer página do Instagram e, compartilhando o link, permitir que qualquer um que clique nele visualize o conteúdo ali contido.

Por meio desse método, as pessoas podem, inclusive, descobrir quais usuários interagiram com as postagens ali contidas. O único empecilho é que, para realizar a ação, o usuário que conseguirá os endereços para as postagens deve seguir a conta trancada. Ainda de acordo com o BuzzFeed, esse “macete” permite até que imagens já deletadas sejam resgatadas do servidor do Facebook, que detém o Instagram. É possível, então, acessar arquivos deletados tanto do feed quanto dos stories, mesmo após a expiração em 24 horas.

Além do BuzzFeed, o The Verge também procurou o Instagram e o Facebook em busca de comentários ou explicações, mas ninguém se propôs a comentar o caso. É esperado que, nos próximos dias, as plataformas atualizem seus sistemas para que impeçam que esse tipo de ação exponha os usuários de contas privadas. Até porque, trata-se de uma questão que vai além da privacidade dos usuários, podendo até mesmo interferir na segurança dos usuários em relação ao que postam – hoje, principalmente nos Estados Unidos, a privacidade na internet é um assunto de suma importância –, podendo fazer com que o aplicativo perca clientes e valor de mercado – o que, convenhamos, seria o menor dos problemas.

Fonte: B9

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Central da Pauta.