O presidente da OAB nacional, Felipe Santa Cruz, participou, nesta quinta-feira (29), da palestra de abertura do I Congresso Trabalhista de Pernambuco, que foi realizado em Caruaru, no interior do estado, em uma parceria entre a Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE) e a Associação dos Advogados Trabalhistas de Pernambuco (AATP), com participação da subseção da OAB em Caruaru e da Comissão de Direito do Trabalho da OAB-PE.

O evento possui como objetivo debater o cenário da advocacia trabalhista e do Direito do Trabalho após a aprovação da reforma trabalhista, ainda em 2017. Serão dois dias inteiros de programação com a participação de especialistas, advogados, juízes e procuradores do Trabalho. Felipe Santa Cruz realizou a palestra de abertura e traçou um panorama do atual quadro social, econômico e político do país, destacando que as mudanças introduzidas pelo novo ordenamento jurídico indicam uma perspectiva de desafios.

“Nesse momento da história podemos destacar dois movimentos, primeiro com a redução do texto legal e dos direitos que amparam o trabalhador, e também com toda uma movimentação de enfraquecimento e fragilização do sistema sindical brasileiro. Estamos vivendo também com a tecnologia e com, a cada vez maior, concentração do trabalho em novas formas. Houve até mesmo a retirada do próprio papel do empregador, que hoje não é mais empregador, ele é um parceiro. Passamos por um momento divisor de águas, de imensos desafios”, analisou Santa Cruz.

Fonte: OAB

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Central da Pauta.