A última atualização do sistema Android, o Android 7, traz uma novidade interessante: a possibilidade de fazer login em alguns serviços do Google sem que para isso se precise digitar sua senha. O recurso vale para o aplicativo do Chrome e permite o uso da impressão digital como forma de login.

Como informa o próprio Google, a impressão digital não será a única opção. O sistema cria uma sincronia entre o método de desbloqueio do smartphone com o Chrome. Isso significa que, caso o principal método de desbloqueio do aparelho seja pelo uso de uma senha numérica ou até mesmo pelos padrões de linhas, estes também poderão ser utilizados como forma de login.

Como lembra o The Verge, aparelhos Android já permitiam o uso de digitais para alguns recursos do smartphone. É possível, por exemplo, utilizar sua digital para confirmar compras na Play Store sem que haja a necessidade de digitar o código de segurança do cartão ou a senha da conta Google. Mesmo que a funcionalidade seja, por ora, limitada a alguns serviços acessíveis pelo Chrome, é provável que com o tempo o Google expanda para mais de seus recursos. Também não é difícil imaginar, portanto, que, em breve, todos os serviços do Google sejam acessíveis simplesmente com o uso da digital, de um PIN numérico único ou com o padrão de linhas.

Memorizar uma grande quantidade de senhas tem se tornado um desafio a medida que surgem cada vez mais serviços e redes sociais de relevância no nosso dia-a-dia. Não por acaso, serviços como o LastPass, que oferece um “cofre” que memoriza todas as suas senhas e as digita automaticamente por você, têm se tornado populares. A menos que você opte por senhas simples e repetitivas demais – que obviamente te deixam mais exposto a invasões –, é um pouco maçante ter de memorizar e digitar tantas senhas diferentes, o que torna a novidade do Google um pequeno facilitador para nossas vidas.

Fonte: B9

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Central da Pauta.