Foi inaugurada nesta terça-feira (6) a nova via de acesso à Mesa do Plenário, adaptada para pessoas com deficiência. De acordo com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, a adequação foi inspirada na atuação da senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), primeira parlamentar tetraplégica da Casa. Ela foi conduzida, pela primeira vez, à Mesa do Plenário, de onde salientou a simbologia da mudança.

— Isso tem um significado tão grande! Demonstra que, na verdade, quem tem deficiência são as cidades, que não foram preparadas para receber todo tipo de pessoa. E quando a gente promove a possibilidade de alguém chegar a um lugar a que antes não chegaria, na minha condição, a gente está mostrando para o povo brasileiro que a gente tem preocupação, que a gente está se referindo a 45 milhões de brasileiros através de mim — afirmou a senadora.

Para Mara, seu acesso à Mesa do Plenário faz o Brasil dar um salto de qualidade na humanidade, “porque quando uma pessoa melhora de situação, é a humanidade que dá um salto de qualidade, e isso demonstra que o Parlamento tem preocupação com pessoas que caminham de forma diferente, que se comunicam de forma diferente ou que raciocinam de forma diferente”.

Para Davi Alcolumbre, a senadora é uma fonte de inspiração permanente.

— Vossa Excelência é uma fonte de inspiração para que eu continue enfrentando os desafios de cabeça erguida e buscando saída para os problemas, porque eu sei que a presença de Vossa Excelência, hoje, na Mesa do Senado, nesta Casa de 193 anos, é a presença de milhões de brasileiros que, até esta data, não existiam para o Parlamento brasileiro e para este Poder — disse Davi.

A obra de acessibilidade no Plenário foi feita durante o período de suspensão dos trabalhos legislativos no final do primeiro semestre. Os recursos vieram do orçamento já previsto pelo Senado para manutenção e pequenas adaptações de infraestrutura. Como o Palácio do Congresso Nacional é tombado, toda a obra foi licenciada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
(Da Assessoria de Imprensa da Presidência do Senado)

 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Senado Federal

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Central da Pauta.