Pode ser que o influenciador sozinho não gere vendas, mas o conjunto de estratégias pode ajudar a melhorar seus resultados



Este post é um capítulo do eBook Marketing de Influência: gerando vendas com influenciadores digitais

Vendas. No fim, o objetivo é sempre esse: girar o ponteiro que move a sua empresa. Com o Marketing de Influência a ideia não é outra. No entanto, você precisa entender que as coisas funcionam um pouco diferentes neste lado da internet.

Com o crescente mercado do uso de influencers para a divulgação, como é tudo muito novo, acabamos vendo erros de estratégia acontecendo e, no final, escutarmos a seguinte frase “Influenciador não ajuda nas vendas”.

O influenciador sozinho, realmente, pode não gerar nenhuma venda. No entanto, o conjunto de estratégias de um Marketing de Influência, esse sim irá ajudar a melhorar seus resultados.

Segundo uma pesquisa realizada pela MindMiners, 47% das pessoas já compraram algo por ver o influenciador falando. Neste post, vamos ajudar a sua empresa a fazer parte deste mercado.

“,
progressTemplate: “”
});
}
});

Marketing de Influência: gerando vendas com influenciadores digitais

Neste eBook você vai aprender como montar uma estratégia com influenciadores para impulsionar a sua marca e seus resultados.

As pessoas com as quais seu influenciador se comunica têm fit com seu produto?

Na hora de selecionar um influenciador, é comum vermos personalidades sendo escolhidas pelo estilo, pelo conteúdo que produzem e pelo fit que possuem com a marca. E não está errado olhar para todos esses itens. No entanto, a principal informação acaba sendo deixada de lado: quem é o público que consome os conteúdos do seu influenciador?

A dica aqui é olhar do fim para o começo: preste atenção na audiência do seu influenciador. Leia os comentários deixados em suas publicações, peça prints das áreas de insights que mostram qual a faixa etária e localização do público que o segue.

E, principalmente, confie no seu instinto. Se você acha que tem algo de errado com os comentários, curtidas e compartilhamentos do influenciador que você escolheu, não hesite em levantar esses pontos em uma conversa franca.

Outro ponto para ficar de olho é o passado do seu influenciador. Ele já realizou alguma campanha antes? Quais foram os resultados dessas publicações? Qual foi a maneira utilizada em sua comunicação? Os posts soaram verdadeiros?

Para que sua estratégia funcione, suas escolhas precisam ser certeiras.

Você escolheu influenciadores das redes certas?

Essa dica é muito importante para micro e pequenas empresas que desejam trabalhar com influenciadores. Sempre que for trabalhar com influenciadores, escolha entre aqueles que estão nas redes em que sua empresa também esteja.

Se você não possui condição de se comunicar com as pessoas que vão se interessar pelo seu produto e não tem nada a oferecer caso os interessados busquem por você na rede, é melhor não arriscar. Você vai acabar gastando uma parte da sua verba e dificilmente terá algum retorno.

Não aposte somente no conteúdo do seu influenciador

Essa dica é complementar à de cima. O que você oferece ao seu cliente quando ele procura por você na rede social em que seu influenciador está?

Se estamos falando de um produto ou serviço que não possui um ecommerce para a compra imediata e o interessado na comunicação do seu influenciador for procurar por você, suas redes oferecem conteúdos complementares àqueles feitos pelo seu influenciador? Como você continua a conversa com essas pessoas?

Sua marca deve ser muito mais que um anúncio de influenciador e, quando o consumidor for impactado por sua personalidade favorita, você não deve quebrar a magia criada pelo seu contratado.

Seu influenciador transmite verdade?

Grandes influenciadores são muito bons para dar alcance ao seu produto ou serviço. No entanto, como mencionamos anteriormente, as pessoas já possuem um maior discernimento sobre o que é ou não é publicidade. Alguns grandes influenciadores já deixaram de serem percebidos como pessoas normais e se tornaram celebridades. E as pessoas sabem que celebridades vendem.

Uma boa estratégia de Marketing de Influência deve saber qual é o principal objetivo da sua campanha e, portanto, colocar esse fator na balança na hora de escolher um influenciador.

Líderes digitais têm uma confiabilidade muito maior entre seus seguidores e, provavelmente, podem ser uma melhor opção para empresas menores, que buscam inserir seu produto ou serviço na rotina das pessoas.

Sua campanha gera empatia entre influenciador e seus seguidores?

O trabalho de um influenciador é gerar conexão, e é dessa confiança entre seguidor e personalidade que ele vive. Sua marca não pode pedir que essa confiança seja traída com textos jurídicos e promoções falsas. Se a sua marca disponibiliza um cupom para o influenciador distribuir, por exemplo, mas com o mesmo desconto que você já dá em suas lojas, qual é o benefício real que você está gerando?

Trabalhar com um influenciador é diferente do que trabalhar com uma campanha de mídia. As pessoas vão questionar sobre o seu produto, sobre a qualidade dele, vão tirar as dúvidas e vão criticar ao se sentirem enganadas.

Seja transparente, alinhe premissas e não engesse o seu influenciador. Muito pelo contrário: disponha de oportunidades para que ele possa fazer com que sua marca seja melhor percebida pelos seus seguidores.

E lembre-se sempre:

  • Escolha seus talentos com muito cuidado;
  • A venda é a consequência de uma ação de marketing muito boa. É preciso que exista uma conexão real e genuína, senão você passará despercebido;
  • Esteja 100% alinhado quanto aos seus reais objetivos com a contratação do influencer. Ele deve saber que existem metas por trás do seu contrato e o que você realmente espera dele;
  • Ações pontuais não giram ponteiro. Um post esporádico dificilmente irá construir algo para a sua marca;
  • Pense em como trabalhar sua estratégia de Marketing de Influência por períodos mais longos. Para transmitir ainda mais verdade aos seguidores, o influenciador deve mostrar que sua marca realmente está presente em seu dia a dia.

Para saber tudo sobre Marketing de Influência e como gerar vendas com influenciadores digitais, baixe o nosso eBook! Basta preencher os dados abaixo para acessá-lo gratuitamente. Você vai encontrar muitas dicas e estratégias acionáveis!

Fonte: Resultados Digitais

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Central da Pauta.