José Roberto Burnier foi diagnosticado com tumor na língua. Na luta contra o câncer, ele ficará fora da GloboNews ao decorrer dos próximos meses

Desde a última quinta-feira, 18, o apresentador José Roberto Burnier não aparece à frente do ‘Em Ponto’, telejornal matinal exibido pela GloboNews. Por questões de ordem médica, essa situação seguirá pelos próximos meses. Aos 58 anos, o jornalista foi diagnosticado com um tipo de câncer bucal. Para realizar o tratamento, ele ficará afastado da emissora hard news por pelo menos 90 dias.

Com o afastamento de José Roberto Burnier, conforme divulgado em primeira mão por Ricardo Feltrin no UOL, as últimas edições do ‘Em Ponto’ foram apresentadas por Aline Midlej, titular do ‘Edição das 10’. A direção da GloboNews, contudo, não oficializou a apresentadora, que foi contratada junto a TV Bandeirantes em meados de 2016, como a responsável por conduzir o telejornal que é transmitido das 6h às 9h.

Funcionário do Grupo Globo desde 1983, José Roberto Burnier já viveu diversas experiências no telejornalismo. Antes de ser o escolhido para comandar o ‘Em Ponto’, que estreou em julho de 2018, ele foi repórter do ‘Globo Rural’, repórter dos telejornais de São Paulo, apresentador e editor-chefe do ‘Bom Dia SP’ e correspondente internacional. Ficou um ano (2004 – 2005) baseado em Buenos Aires.

O jornalista José Roberto Burnier. Ele é apresentador do ‘Em Ponto’ (Imagem: reprodução/GloboNews)

Apoio de colegas

Pelas redes sociais, colegas de jornalismo e o público em geral demonstraram apoio à luta de José Roberto Burnier contra o câncer bucal. “É uma das pessoas mais incríveis que tive o prazer de conhecer. Sempre me apoiou em todos os momentos profissionais. Desejo que supere essa doença e fique bom logo!”, escreveu Carla Vilhena, ex-apresentadora da Globo. “Sucesso no tratamento”, desejou a equipe do Emais Estadão.

O câncer de boca

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de boca é mais comum em homens brancos acima dos 40 anos. Fumar e ingerir bebidas alcoólicas, dieta pobre em alimentos saudáveis e falta de higiene bucal são fatores de risco. Lesões e manchas na região, nódulos do pescoço e rouquidão persistente devem ser observadas — e relatadas ao médico. Esses são sintomas da presença da doença que, além de José Roberto Burnier, acometeu mais de 14 milhões de brasileiros em 2018.

Fonte: Comunique-se

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Central da Pauta.