O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Toffoli, realiza visita institucional ao Poder Judiciário de Roraima nesta segunda-feira (22). A agenda faz parte de um cronograma de visitas aos tribunais estaduais que o ministro tem feito para ampliar a cooperação e a integração entre os órgãos do Judiciário.

“É muito importante que os Poderes estejam atuando de maneira harmônica e a sociedade veja as instituições funcionando. Nessas nossas visitas, nós temos vindo para ouvir e conhecer a realidade local da Justiça, para ver aquilo que precisa ser melhorado e aperfeiçoado”, disse o ministro em entrevista a jornalistas após a visita ao Tribunal de Justiça local (TJ-RR). 

Toffoli afirmou que vem sendo desenvolvido um trabalho junto aos tribunais estaduais voltado para a eficiência, a transparência e a responsabilidade na atenção ao cidadão, com destaque para temas que envolvam atenção à primeira infância, aperfeiçoamento da tecnologia dos sistemas judiciais eletrônicos e da execução penal eletrônica.

O ministro acrescentou que já são 950 mil processos que se encontram em um banco nacional de dados e que Roraima foi precursor na adoção desse sistema. “Nós temos aqui um Tribunal de Justiça com eficiência muito grande também. Na Justiça do Trabalho verificamos uma atuação bastante eficiente e viemos aqui conhecer essa realidade”, destacou. 

O presidente do TJ-RR, desembargador Mozarildo Monteiro Cavalcanti, afirmou que a presença do ministro Dias Toffoli em Roraima é uma “honra muito grande” para o Judiciário do estado. “É uma oportunidade para apresentarmos nosso trabalho e nossos problemas. Roraima vive uma situação diferenciada, com questão da imigração e das áreas indígenas. Atendemos em áreas ribeirinhas e indígenas e agora a comunidade venezuelana”, disse.

Antes, o presidente do STF e do CNJ esteve no Fórum Trabalhista de Boa Vista, onde foi recebido pelo desembargador David Alves Mello Júnior, do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (Amazonas e Roraima). O ministro Toffoli também irá visitar hoje o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR) e o Foro da Justiça Federal de Boa Vista. 

O ministro está acompanhado dos secretários-gerais do STF, Daiane Nogueira de Lira, e do CNJ, Carlos Vieira Von Adamek. O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Jayme de Oliveira, também estava presente nas visitas.

AR,RP/AD

Fonte: STF

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Central da Pauta.