O Conexão Eleitoral desta semana destaca que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou tratativas com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o uso da base de dados do programa Identificação Civil Nacional (ICN) na checagem de informações dos cidadãos cadastrados na Previdência Social. O objetivo é reduzir fraudes previdenciárias.

O programa também traz um alerta aos eleitores. Páginas na internet estão cobrando pela emissão da Certidão de Quitação Eleitoral, que é gratuita. O documento pode ser emitido no Portal do TSE, sem a necessidade de intermediários.                                                                                    

A edição ainda fala sobre o prazo de justificativa dos brasileiros que estavam no exterior durante as Eleições de 2018 e não votaram. Esses eleitores têm até 30 dias para justificarem a ausência após o retorno ao Brasil.

O programa

Produzido pelo Núcleo de Rádio e TV da Assessoria de Comunicação do Tribunal Superior Eleitoral (Ascom/TSE), o Conexão Eleitoral vai ao ar pela TV Justiça às segundas-feiras, às 19h30. As reprises ocorrem nos seguintes dias e horários: terças, às 21h; quintas, às 11h30; sextas, às 21h; sábados, às 4h30; e domingos, às 11h30.

O programa também está disponível na página da Justiça Eleitoral no YouTube.

AN/JB

Fonte: TSE

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Central da Pauta.