Quanto investir em marketing para alcançar os resultados esperados em vendas? Como calcular a verba necessária para cada ação de captação? Que ações colocar em prática com o investimento liberado pela diretoria? Quanto investir na divulgação?

Essas são algumas das dúvidas recorrentes em diferentes tipos de empresas que estão começando a investir em Marketing Digital. E mesmo daquelas que já aplicam algumas estratégias, mas precisam provar o valor do marketing para a diretoria ou organizar melhor suas estratégias para potencializar os resultados.

Neste post, você pode ler a introdução do eBook Como montar um orçamento de Marketing Digital, que criamos junto com a Conta Azul. Para recebê-lo gratuitamente, basta preencher os dados abaixo. E você ainda terá acesso a uma super planilha!

Como o orçamento de Marketing Digital deve ser encarado

Não são poucas as empresas em que brigar pelo orçamento de Marketing Digital é uma grande dificuldade. Muitos CEOs não conseguem ver a importância da área.

Chegam, até mesmo, a encarar como um centro de custos de retorno duvidoso e uma despesa que só existe porque é indicada no manual quase como obrigatória.

Foi nesse contexto em que surgiu a máxima que diz que “eu sei que metade do meu orçamento para publicidade é desperdiçado, mas não tenho certeza sobre qual metade”.

Mesmo um objetivo relevante, como a construção de marca, tem difícil tangência e é sentido no longo prazo. Por isso, quando as coisas apertam, o mais comum é que justamente as despesas de marketing sejam cortadas.

Isso acontece quando marketing tem como papel apenas fazer “barulho” e não responde por métricas e práticas que comprovam seu resultado efetivo – vendas!

O papel do Marketing Digital

O Marketing Digital oferece uma oportunidade nova para fugir desse cenário. Ele pode fazer com que a área deixe de ser encarada como um centro de custos

Dessa forma, a área passa a ser vista como uma importante fonte de receitas, uma máquina de aquisição de clientes que trabalha em sinergia com o time de vendas.

Neste sentido, o orçamento de Marketing Digital acaba servindo como um guia. Outro ponto importante é uma questão matemática: se o marketing está conseguindo atrair clientes a um custo baixo e consegue ganhar escala e trazer mais clientes, é importante se comunicar com a direção e mostrar a oportunidade, conseguindo assim aumentar o orçamento e também o número de clientes.

Ao criar essa base e um plano de orçamento completo, o time de Marketing Digital pode apresentá-lo à diretoria. Se aprovado, a equipe pode utilizá-lo para se basear no planejamento de suas ações.

Nosso papel com Marketing Digital é gastar a menor quantia para ter o maior número possível de vendas. Se o quanto gastamos no Marketing Digital funciona e o custo total de vendas fecha a conta e gera retorno, não há dúvida de que não será difícil aprovar o orçamento.

Monte o seu orçamento de Marketing Digital

Agora, você vai aprender a planejar seu orçamento de Marketing Digital. Assim, poderá investir no que realmente traz resultados para sua empresa.

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Fonte: Resultados Digitais

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