O Facebook anunciou que já eliminou mais de 2 bilhões de contas falsas da plataforma só em 2019. Em seu relatório de transparência, a empresa diz que houve um aumento acentuado no número de contas falsas criadas neste ano. Consequentemente, o número de contas removidas também é alto.

Ao todo, foram 2,19 bilhões de contas no primeiro trimestre de 2019, quase o dobro dos 1,2 bilhões removidos durante o quarto trimestre de 2018.

É claro que a empresa aproveitou para “se gabar” da velocidade com a qual consegue detectar as contas falsas. Porém, alguns críticos do Facebook ressaltam que é preocupante imaginar que tantas contas faltas conseguem ser criadas na plataforma.

Segundo o vice-presidente de Analytics do Facebook, Alex Schultz, mesmo que 2 bilhões seja um número impressionante, “o foco deve ser na porcentagem”. Ou seja, apenas 5% das contas da rede social.

A empresa também garante que o grande número de contas falsas não é necessariamente indicativo de mais riscos para os usuários. “O número de contas falsificadas acionadas é muito distorcido por ataques simplistas, que não representam danos reais ou até mesmo um risco real de danos , escreveu Schultz. “No geral, continuamos confiantes de que a grande maioria das pessoas e atividades no Facebook são genuínas”.

Fonte: B9

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Central da Pauta.