Este post é um capítulo do eBook “Guia de Gestão de Marketing: da geração de leads à conquista de brand lovers”. Clique aqui para baixar.

Uma boa gestão de marketing começa por ter um bom time. Surge, então, a questão: quantas pessoas são a quantidade ideal? E quais atividades devem desenvolver? No Brasil, é comum que empresas tenham uma área de marketing com duas ou três pessoas que, mesmo assim, conseguem realizar um bom trabalho.

Por isso que a resposta é: a estrutura ideal é aquela que atende às suas necessidades.

É preciso também um bom planejamento, pois é provável que seja necessário começar com poucas pessoas e ir aumentando o time ao longo do tempo. Equipes pequenas podem dar preferência a profissionais versáteis, que queiram aprender e buscar as formações necessárias.

Neste post, vamos falar sobre algumas áreas fundamentais para a gestão de Marketing moderna. Continue lendo!

As novidades na gestão de Marketing

A chegada da internet trouxe complexidade à gestão de marketing. Hoje são muitos os canais que precisam ser trabalhados. Uma estratégia de Marketing Digital, por exemplo, requer um grande número de ferramentas e habilidades.

Além disso, os consumidores hoje querem se relacionar com a empresa em diversos canais, o que exige um atendimento mais personalizado. Por isso, os gestores de marketing precisam de uma visão do comportamento dos consumidores e de integração com a área de Vendas.

Esse profissional precisa preocupar-se com conteúdo, aquisição de clientes, encantamento e mais. Não é só gerar o Lead e repassá-lo para um vendedor.

As áreas de um time de Marketing

Determinar funções essenciais, como dissemos, é difícil porque varia de empresa para empresa. Mas é possível listar algumas atividades que são críticas para o funcionamento de uma área de marketing na atualidade.

Liderança

É difícil que uma área de marketing tenha sucesso sem um bom líder. Seja coordenador, gerente ou diretor, essa pessoa atua como um norte para a equipe. Por isso que, além da capacidade técnica, precisa engajar o time e ter identificação com a cultura da empresa, representando-a.

SEO

Ter um profissional de SEO é essencial também para o funcionamento de uma estratégia de marketing. Com perfil mais técnico, ele é responsável por desenvolver e executar estratégias para os sites serem relevantes nos mecanismos de buscas.

Conteúdo

Quem atua com conteúdo fica responsável por um dos principais meios de atração de Leads atualmente. A produção pode ser até terceirizada, mas é importante que alguém atue na edição e revisão dos conteúdos recebidos, adequando-os às necessidades da empresa.

Design

O designer é responsável atualmente não só pela parte criativa como também pelas técnicas de usabilidade. Sites precisam ser responsivos e amigáveis para que sua estratégia na internet seja bem-sucedida. Por isso um profissional especializado nessa área é fundamental.

Operações

Por fim, o responsável por operações é quem vai garantir o controle na execução das atividades, seguindo o planejamento. Ele também pode implementar ferramentas de automação de marketing, que deixem o restante do time livre para aquelas atividades mais estratégicas e menos repetitivas.

Saiba mais no Guia de Gestão de Marketing

A boa gestão de Marketing vai além da formação de um bom time. É preciso conhecer as métricas mais importantes e construir boas jornadas, por exemplo. E o que falar do alinhamento com o time de Vendas? É fundamental!

Para ajudar você a melhorar a gestão de Marketing, reunimos as principais estratégias seguidas por grandes líderes de mercado. Mostramos como eles atingem seus resultados no fim do mês em um novo eBook, totalmente gratuito! Para baixar, basta preencher os dados abaixo.

Marcadores:

Fonte: Resultados Digitais

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Central da Pauta.