A partir desta semana, o Instagram começará um teste para verificar as postagens em sua plataforma utilizando o mesmo sistema de checagem de fatos do Facebook.

As postagens consideradas “fake” deixarão de aparecer na guia de pesquisa do Instagram e em resultados de hashtag. As postagens sinalizadas, no entanto, ainda aparecerão se você seguir a conta que fez o post. Então, basicamente, o Instagram estará apenas limitando o alcance desse tipo de conteúdo em vez de censurá-lo.

A plataforma também vai testar outros recursos adicionais, como pop-ups, que aparecem quando você pesquisa tópicos como anti-vacinação, ou outros temos conhecidos por serem usados ​​para espalhar desinformação.

O Facebook trabalha junto com organizações de verificação de fatos desde dezembro de 2016, em um esforço para combater a desinformação em sua plataforma. A iniciativa cresceu tanto que, hoje, inclui 52 organizações parceiras em 33 países.

Ainda assim, alguns especialistas questionam se o Facebook está certo em usar uma abordagem semelhante no Instagram, já que as postagens da rede social de fotos funcionam de maneira muito diferente do Facebook, com menos conteúdo de notícias e menos links para sites externos.

Fonte: B9

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Central da Pauta.