“Gerenciamento de produto para líderes de redações” é o mais novo curso promovido pelo Knight Center for Journalism in the Americas. Online e em inglês, treinamento é voltado a jornalistas que atuam como executivos da mídia

Texto publicado originalmente no site do Knight Center for Journalism in the Americas

As redações em todo o mundo têm se esforçado para se reestruturar. Elas têm criado novos cargos que exigem habilidades que os jornalistas não estavam acostumados a ter, mas que se tornaram essenciais para que os veículos de imprensa sejam competitivos nos mercados criados pela revolução digital. O gerente de produto é um desses novos trabalhos para jornalistas. Com isso, mas um curso online visa ajudar os comunicadores a se prepararem para esse serviço.

Na esteira do curso “Gerenciamento de produto para jornalistas”, que é oferecido desde novembro de 2017 para apresentar o tema, o Centro Knight está oferecendo o novo curso online em inglês de quatro semanas “Gerenciamento de produto para líderes de redações”. Ele será realizado de 29 de abril a 26 de maio de 2019.

Diferentemente do MOOC (curso massivo aberto online) de 2017, que era gratuito, o novo curso é um BOC (grande curso online). E ele tem um custo: US$ 95. Os MOOCs são cursos abertos que normalmente atraem milhares de pessoas e se concentram em temas mais genéricos e introdutórios. Os BOCs, entretanto, são fechados e limitados a algumas centenas de alunos e se concentram em temas mais específicos e avançados.

As inscrições para “Gerenciamento de produto para líderes de redações” estão abertas. É necessário se inscrever para garantir vaga no novo programa e aprender sobre alguns conceitos e habilidades que são cada vez mais valiosos nas redações.

Comandado por especialistas

O novo curso é ministrado por especialistas na área, incluindo Becca Aaronson, diretora de produto da Chalkbeat; Shannan Bowen, gerente de produto e estrategista de audiência; Emma Carew Grovum, uma storyteller multiplataforma e gerente de produto; e Cindy Royal, professora da Escola de Jornalismo e Comunicação de Massa e diretora do Media Innovation Lab da Texas State University.

“O pensamento de produto é a capacidade de conectar os pontos entre as disciplinas para chegar a soluções estratégicas”, disse Becca Aaronson. Ela acrescenta que os jornalistas já possuem as habilidades necessárias e apenas aprenderão uma nova maneira de aplicá-las.

O curso está dividido em quatro módulos:

  • Pensamento de produto na redação;
  • Ideação: os estágios iniciais do desenvolvimento de uma estratégia de produto;
  • Definição de metas e priorização: as táticas para desenvolver e executar uma estratégia de produto;
  • Considerações e desafios éticos.

O curso “está aberto a líderes de redações de todas as formas e tamanhos. Você não precisa ser um gerente de produto para ser um pensador de produto”, reforça Becca Aaronson.

Formando líderes de redação

“Quase 3.000 pessoas de 132 países em todo o mundo fizeram nosso MOOC há um ano e meio sobre gerenciamento de produto nas redações. Muitos nos pediram mais instruções sobre essa nova área que tem sido cada vez mais importante para organizações de notícias que realmente querem ser competitivas online”, conta o professor Rosental Alves. Ele é o fundador e diretor do Centro Knight.

“Estamos entusiasmados por ter atraído Becca Aaronson e Cindy Royal mais uma vez para este novo projeto. Agora, com duas novas instrutoras, Shanna Bowen e Emma Carew Grovum, que também têm muita experiência neste campo”, destaca Rosental Alves.

As atividades do curso consistem em aulas em vídeo, apresentações, leituras, fóruns de discussão e questionários.

Como todos os cursos do Centro Knight, ele é assíncrono. Isso significa que o aluno concluir as atividades durante os dias e horários mais convenientes. A instituição entende que a maioria dos alunos é composta por jornalistas com a agenda cheia. Por isso, o programa é o mais flexível possível.

Inscreva-se neste novo BOC e comece a trilhar o caminho para pensar como um gerente de produto e encontrar soluções criativas para sua redação.

Leia mais:

Fonte: Comunique-se

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Central da Pauta.