A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados realiza nesta manhã uma audiência pública para debater a política de comércio exterior do Brasil.

Os deputados do PT Zé Neto (BA) e José Ricardo (AM), que solicitaram a audiência, querem discutir especialmente as reduções tarifárias de produtos de informática e de bens de capital que não dispõem de produção nacional equivalente.

“Essas reduções tarifárias têm um efeito dual, sendo potencialmente nocivas para as indústrias nacionais de bens de informática, comunicação e de capital, à medida que criam um desincentivo para investimento na produção de novos produtos. Ao mesmo tempo, são potencialmente positivas para as indústrias de transformação de bens, uma vez que podem gerar redução de seus custos de produção, com consequentes ganhos de competitividade”, disse Zé Neto.

Convidados
Foram convidados para a audiência:
– o superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Alfredo Alexandre de Menezes Júnior;
– o gerente de Negociações Internacionais da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Fabrízio Sardelli Panzini;
– o presidente executivo da Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), José Velloso Dias Cardoso;
– o gerente de Relações Governamentais da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Daniel da Silva Antunes; e
– um representante do Ministério da Economia.

A audiência será realizada a partir das 9h30, no plenário 5.

Assista ao vivo

Fonte: Câmara dos Deputados

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Central da Pauta.