Na ocasião, Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários anunciou investimentos de cerca de R$ 3 bilhões para o complexo portuário

15032019 piloniNesta sexta-feira (15), a Companhia Docas da Bahia (Codeba) realizou o seminário “Bahia de Todos os Portos”, em Salvador, com objetivo de divulgar o portifólio de investimentos, discutir perspectivas e novas tecnologias ligadas ao setor portuário. Além disso, as oportunidades de outorgas e o plano de desenvolvimento para os próximos 20 anos dos Portos de Salvador, Ilhéus e Aratu foram tema do encontro.

O secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura (SNPTA), Diogo Piloni, realizou a palestra de abertura do evento. Piloni destacou o potencial de investimentos dos três portos baianos que, apesar das vocações diferentes, se complementam. Juntos, os portos movimentam aproximadamente 12 milhões de toneladas por ano.

De acordo com o secretário, o Governo Federal, com apoio do Governo do Estado e da Codeba, planeja importantes empreendimentos no estado. “Teremos investimentos de aproximadamente R$ 3 bilhões em lançamentos, com 20 intervenções no complexo portuário em parceria com a iniciativa privada”, disse. “Vamos focar na segurança jurídica para os investidores, com edição de portarias de regulamentação e arrendamentos de terminais de uso privado (Tup´s)”, destacou Piloni. 

O secretário informou ainda que, em um curto espaço de tempo, o governo irá apresentar as propostas de investimentos para o lançamento de licitações nos portos de Aratu e Salvador. “A ideia é potencializar a infraestrutura pública, a qual vai servir de incentivo para vários empreendedores e fomentar a economia baiana”, concluiu.

Foto: Ascom Codeba

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura

Fonte: Governo Federal

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Central da Pauta.