Há algumas semanas, empresas relatam problemas para o Central da Pauta quanto à alteração de contrato social no site da Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo), órgão responsável no estado (autarquia) pela execução dos processos de registro e de legalização de empresas com a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). O principal erro relatado pelos usuários foi o erro 403, de página indisponível.

Nossa equipe entrou em contato com a assessoria de imprensa da Jucesp, que recebeu a seguinte resposta da autarquia:

Verificamos a sua demanda com a nossa equipe técnica e constatamos que o site não apresenta qualquer problema de acesso ao serviço mencionado no seu e-mail. As ocorrências relatadas em nossos canais voltados ao cidadão foram de problemas pontuais e com um espaço de tempo entre elas. O erro 403 trata-se da necessidade de configurações para o correto funcionamento do Certificado Digital para entrada ao Via Rápida Empresa, sistema para que o usuário formalize o pedido das alterações/baixa/constituição de empresas mercantis.

Se o sistema realmente estivesse com problema, a nossa caixa estaria com várias reclamações e com histórico diário. Só nas últimas duas semanas foram protocolados 46.050 processos de alterações de empresas.

Ressaltamos que o VRE funciona corretamente apenas com o Internet Explorer. Para subsidiar a sua matéria, abaixo estão os contatos para que o usuário possa esclarecer suas dúvidas sobre o acesso e um passo a passo de como configurar o IE.

Dificuldades de acesso ao sistema

Suporte telefônico: (11) 3468-3050
Horário: de segunda a sexta-feira das 8h às 18h

Ou compareça a Sala de Suporte Técnico: Rua Barra Funda, 836 – São Paulo/SP.
Horário: de segunda a sexta-feira das 9h às 16h.
Caso use a versão 10 ou 11 do Internet Explorer, deverá seguir os seguintes passos para melhor utilização:
1) Clicar em “Ferramentas” (caso não esteja aparecendo a opção Ferramentas do lado esquerdo da página aberta, aperte a tecla ALT do seu teclado);
2) Após isso, clicar em “Configurações do Modo de Exibição de Compatibilidade”;
3) No campo “Adicionar este site”, digite SP.gov.br e clique em adicionar;
4) Na mesma tela, existem três opções para seleção: mantenha a primeira desmarcada e as duas últimas marcadas. (Para o I.E 11 deixar as duas opções marcadas).

Na manhã do fechamento desta matéria (25/2), o site da Jucesp contava com o seguinte aviso em sua página inicial:

Prezado (a) Usuário (a)

Informamos que o sistema de licenciamento encontra-se em manutenção para a resolução da lentidão durante os acessos. Nossas equipes estão trabalhando com a devida celeridade para buscar a resolução do problema.

Agradecemos a compreensão.

Reprodução do site:

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Central da Pauta.