Referência no atendimento a povos indígenas, o Hospital da Criança Santo Antônio, em Boa Vista (RR), receberá o reforço financeiro anual de R$ 510,6 mil. A verba será repassada pelo governo federal para o Incentivo para a Atenção Especializada aos Povos Indígenas (IAE-PI).

De acordo com o Ministério da Saúde, os recursos serão transferidos em 12 parcelas mensais – a primeira delas, equivalente a 20% do valor total para o período; as restantes, divididas em 11 partes iguais. O primeiro repasse será realizado já em dezembro deste ano.

IAE-PI

Um dos principais centros de referência dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), o hospital é responsável por atendimentos de média e alta complexidade no Leste Roraima e YanomamiAtualmente, existem 25 estabelecimentos de saúde habilitados para receber o IAE-PI.

Nas unidades que oferecem esse atendimento, os indígenas têm acesso a uma série de serviços, como medicina, enfermagem, psicologia, fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia e assistência social. No total, o valor anual de repasse para a iniciativa é de R$ 4,1 milhões. 

Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério da Saúde

Fonte: Governo Federal

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Central da Pauta.