O governo federal lançou, nesta quarta-feira (13), em Brasília, o Painel de Viagens, uma ferramenta que reúne informações sobre deslocamentos realizados por servidores, empregados, militares e demais colaboradores da administração pública no período entre 2017 e 2019, registrados no Sistema de Concessão de Diárias e Passagens do governo federal (SCDP).

O sistema, desenvolvido pela Secretaria de Gestão do Ministério da Economia, está disponível para computadores, tablets e smartphones. A ferramenta não apenas permite que a população monitore as despesas com viagens do governo federal, mas também fornece subsídios que auxiliam os gestores públicos a planejar os deslocamentos.

Em seu discurso durante a cerimônia de lançamento do portal, o ministro da Economia, Paulo Guedes, destacou a importância da transparência e da eficiência na gestão pública. “Esse painel de viagens é mais uma ferramenta que esse grupo de jovens [servidores] está trazendo para servir à população melhor”, afirmou.

De maneira simples, rápida e didática, o painel explica cada item presente no site, possibilitando o cálculo de quanto o governo economiza com a compra de passagens diretamente das companhias aéreas, prática que permite a compra de bilhetes com tarifas abaixo dos preços de mercado. Além disso, o site – que não exige qualquer tipo de cadastro, login ou senha, o que facilita o acesso da população – mostra a quantidade total de passagens e diárias adquiridas, os valores médio e total gastos com as compras, os trechos mais frequentes, entre outras informações.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério da Economia

Fonte: Governo Federal

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Central da Pauta.