Uma extensão com mais de 4 milhões de usuários acaba de ser removida do Google Chrome por praticar spam com anúncios em pop-up. A Automatic 4K/HD for YouTube, plugin que configurava o navegador para carregar vídeos automaticamente com definição HD ou 4K, começou a divulgar incessantemente uma nova extensão de adblock para seus usuários.

Como o ZDNet informou, no início a extensão funcionava perfeitamente, mas com o passar do tempo, passou a se comportar de maneira estranha, insistindo para que os usuários do Chrome que a tivessem instalassem o adblock promovido. O método era invasivo ao ponto de, sem pedir permissão para o usuário, o plugin abrir uma nova aba no Chrome que o redirecionava para a página do adblock.

“Funcionou perfeitamente por alguns dias, até que começou a promover um adblocker e abrir sua página automaticamente” diz uma das pessoas que avaliou negativamente o Automatic 4K/HD for YouTube.

Com o lançamento do Chrome 71, última atualização do browser, o Google já tomou passos importantes para combater o spam e propagandas manipuladoras. É de se esperar, então, que cada vez mais as atualizações do navegador afastem extensões e aplicações maliciosas e que coloquem em risco a segurança da rede e do computador do usuário.

Fonte: B9

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Central da Pauta.