Foram apresentados 230 novos emojis que em breve estarão em nossos teclados. Entre os destaques há vários símbolos inclusivos, como cadeiras de rodas, aparelhos auditivos, membros robóticos, entre outros, seguindo a tendência lançada pela Apple no ano passado.

Entre as novidades, a Unicode confirmou que o emoji representado por uma gota de sangue simboliza o período menstrual da mulher.

Na verdade, o emoji é o resultado de uma campanha liderada pelo grupo Plan International UK, e que teve o apoio de 55 mil pessoas. A intenção é acabar com os estigmas em torno da menstruação.

Segundo Lucy Russell, diretora de Direitos da Juventude Feminina da Plan International UK, o emoji pode parecer simples, mas “é um grande passo para normalizar os períodos menstruais e acabar com o estigma que os cercam.” Lucy ressalta que silenciar ou eufemizar o assunto causa impactos negativos nas mulheres: “As meninas sentem vergonha de falar sobre seus períodos menstruais, e assim estão perdendo oportunidades de conversar, e até mesmo sofrer consequências na saúde”.

É claro que um emoji não necessariamente resolverá a questão, mas a normalizar o assunto, como ressalta a diretora.

Fonte: B9

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Central da Pauta.