O Instagram tem uma das maiores audiências na internet, com mais de 1 bilhão de usuários. O Brasil tem uma presença considerável nessa rede, contabilizando quase 64 milhões de pessoas.

Esses números mostram que a rede é uma excelente oportunidade de investimento. Nesse post, vamos falar sobre como anunciar no Instagram através do Instagram Ads.

O que é Instagram Ads?

O Instagram Ads é uma forma de veicular anúncios tanto no feed quanto nos Stories da rede social. Esses anúncios são veiculados nos formatos de fotos, vídeos e carrossel com sequências de fotos ou vídeos. A ferramenta pode ser usada para gerar cliques, conversões, instalações de aplicativos, visualizações de vídeos, etc.

Criar anúncios no Instagram traz visibilidade, atração e reconhecimento da marca para sua empresa. Os vídeos curtos, as fotos e as imagens em carrossel são ótimos para ajudar na educação de uso de produtos e serviços.

Continue lendo o post para ver alguns exemplos que já usamos aqui Resultados Digitais.

Exemplos de anúncios no Instagram

1.

Anúncio no Instagram feito com objetivo de gerar Leads para a Semana do Futuro do Marketing. Esse anúncio levava para uma Landing Page de inscrição onde colhemos as informações necessárias do usuário.

2.

Já esse exemplo teve o intuito de gerar inscrições para o RD Summit 2018, utilizando um vídeo de como foi a edição de 2017. O Instagram permite até 2 minutos de vídeo.

Percebemos, também nesse anúncio, muitas pessoas marcando amigos para ir ao evento, multiplicando os resultados do anúncio.

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3.

Anúncio feito no Instagram com objetivo de divulgar o RD Summit Live Show, cobertura oficial do RD Summit em 2018. Utilizar um conteúdo mais humanizado com fotos reais é uma ótima forma de chamar atenção na rede social.

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4.

Esse anúncio teve o objetivo de gerar inscrições para o Executive Talks, evento online da RD com grandes executivos. Como os diretores participantes tinham grande peso na divulgação, criamos uma experiência em tela cheia mesclando banners e carrossel de fotos.

Apesar desse tipo de anúncio ser muito utilizado para gerar conhecimento,  conseguimos ótimos números de conversão espalhando call-to-actions para estimular a inscrição ao longo do anúncio. O ad foi divulgado tanto para pessoas com interesse no evento quanto para pessoas semelhantes a essas via audiência Lookalike.

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5.

Abaixo, temos um exemplo também do Executive Talks, porém com um anúncio em vídeo criado exclusivamente para o Stories. Apostar nesse formato pode te ajudar a ampliar a cobertura da sua campanha e alavancar conversões.

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Para anunciar no Instagram você deve criar uma conta no gerenciador de negócios do Facebook e logo após usar o Gerenciador de Anúncios.

Aproveite os recursos do Instagram

Os anúncios de Instagram se destacam por darem um grande poder de segmentação aos anunciantes. Ao veicular um anúncio na rede, você pode direcioná-lo com todas as formas de segmentação existentes nos anúncios do Facebook . Veja alguns exemplos:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Localização geográfica;
  • Interesses gerais (música, esportes, tecnologia);
  • Interesses de consumo;
  • Dispositivos e sistemas de acesso;
  • Momentos da vida (formado, casado, trabalhando);
  • E públicos personalizados (quem acessou seu site, lista de contatos etc).

Especificações dos anúncios para Instagram

Ao produzir um anúncio para o Instagram, alguns detalhes precisam ser levados em conta. Acompanhe:

  • Texto na imagem: não é muito recomendado, mas, se for preciso, o texto não pode ocupar mais de 20% da área da imagem/foto usada. Ultrapassando esse limite, o alcance se torna restrito. Saiba nesse post como o Facebook avalia a presença de texto na imagem.
  • Tamanho e formato da imagem: quadrada (mais recomendada),1080x1080px, ou retangular, 1200×628. O arquivo não deve ter mais que 30MB. Veja neste guia do Facebook a lista completa de tamanhos.
  • Duração do vídeo: até 120 segundos (recomendado não passar de 15s). O arquivo não pode ter mais que 4GB. O formato mais recomendado é em MP4 e as medidas são as mesmas das imagens.
  • Carrossel: Limite de 10 imagens, que devem ser quadradas.

Como anunciar no Instagram Ads: Tutorial

Agora que você já possui conhecimento das especificações do anúncios, vamos mostrar como fazer na prática. Nesse tutorial de como fazer anúncio no Instagram, utilizaremos o Gerenciador de Anúncios. Mas lembre-se de que antes é necessário criar sua conta no Gerenciador de Negócios.

Para quem já possui familiaridade com anúncios no Facebook, fica mais fácil de fazer no Instagram, pois é o mesmo processo.

Para começar, é só clicar no botão verde “+ Criar”

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Depois, escolha o objetivo que você pretende atingir com a campanha. Vale ressaltar que os tipos de campanha podem ter suas particularidades de formato e direcionamento. Para demonstração, usaremos a de Consideração/Tráfego.

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É importante dar um nome para a campanha, conjunto de anúncios e anúncios para encontrá-los facilmente mais tarde.

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Em um anúncio de tráfego, é preciso escolher para onde o usuário deve ser direcionado. Além disso, também é possível criar anúncios dinâmicos e com ofertas.

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Após esse passo, temos a parte de segmentação de público. É nesse momento em que você colocará todas as informações de quem deve receber a sua campanha, como localização, gênero, idade, interesses etc.  Dica: configure bem essa parte para alcançar pessoas que sejam relevantes para seu negócio.

Perceba que, na coluna da direita, ele mostra a definição do público com uma estimativa de alcance potencial. Claro que essa estimativa vai depender de quanto você irá investir e de quem é o seu público. Veja que também aparece o alcance diário estimado para as pessoas no Instagram.

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Público definido? Agora é o momento de dizer à plataforma os locais de exibição. Por padrão, as campanhas são configuradas com posicionamentos automáticos e a própria plataforma distribui os anúncios privilegiando os locais de melhor performance. Para veicular o anúncio somente no Instagram, é preciso desmarcar outros posicionamentos e deixar somente o da rede social ativo.

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Chegou o momento de falar sobre valores: é nessa parte que você pode definir quanto está disposto a investir na campanha e também a sua duração. É recomendado sempre ter uma data de fim já configurada (a não ser que não seja a estratégia) para não gerar cobranças adicionais por esquecer de pausar a veiculação.

Aqui também é  possível definir um limite de custo médio por clique ou deixar que a ferramenta controle isso. É importante dizer que a plataforma é otimizada para sempre alcançar o menor custo possível por resultado, mas Você pode aprender mais sobre isso no eBook 25 Otimizações Práticas em Facebook Ads.

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Partindo para os criativos, é hora de você configurar a aparência do anúncio de acordo com as especificações que citamos no início desse post. Escolha qual formato é o mais adequado para sua campanha (carrossel, imagem ou vídeo único e coleção).

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Escolha a imagem ou vídeo que você quer veicular. Se você tem mais de uma imagem, a plataforma te dá a opção de transformar esse conteúdo estático em um vídeo mais chamativo.

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Não se esqueça de inserir o texto que acompanhará a imagem e da url de destino. No lado direito da tela, a plataforma exibe uma cópia de como o seu anúncio será veiculado. Fique atento se todas as informações estão legíveis.

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Também não esqueça de mensurar os resultados que o Instagram vai levar de acessos para seu site. Você pode um parâmetro de URL para acompanhar esses números.

Para saber mais detalhes de como fazer tudo isso, leia o post Como rastrear Facebook Ads no Google Analytics.

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Tudo configurado? É só clicar em “confirmar” para publicar o anúncio! Você também pode dar um checklist final clicando em “avaliar”.

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Depois que o anúncio estiver no ar, procure sempre acompanhar os resultados, monitorar os comentários e ver se está alinhado com seu objetivo.

Conclusão

Uma mídia como o Instagram não pode ficar de fora da sua estratégia, principalmente pelo volume de acessos aos finais de semana.

Anunciar no Instagram pode ser um diferencial para sua empresa e uma forma de explorar melhor um canal para gerar resultados, diferente do que você já tem feito.

Se por algum motivo você não ter bons resultados, basta pausar o anúncio. É sempre bom testar novos canais e novos pontos de contatos com nossos consumidores para manter um bom relacionamento.

E se você quer se aprofundar um pouco mais na parte comercial do Instagram, preencha os dados abaixo para receber gratuitamente um eBook completo sobre o assunto!

Este post foi publicado originalmente em junho de 2017 e atualizando em janeiro de 2019.

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Fonte: Resultados Digitais

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