Crédito imagem capa: https://assets.vg247.com

O Battle Royale “Egress” chegou ao acesso antecipado no Steam no dia 8 de novembro. Desenvolvido pelo estúdio FaZan e sendo denominado como um Battle Royale, a versão antecipada, curiosamente, não contará com essa modalidade. Os jogadores terão acesso ao modo “Pinãta”.

O jogo propõe ser uma mistura de Dark Souls com o Battle Royale de PlayerUnknown´s Battlegrounds, misturando o modo de jogo de um ao combate do outro. Segundo a desenvolvedora, o game é um RPG com sistema de luta intenso e hardcore. Serão diversos heróis com características únicas e armamentos exclusivos e, assim como no PUBG, a ideia é você sobreviver sozinho ou em grupo.

Um pouco da história do gênero
Aproveitando o embalo da notícia, você sabe como surgiu o estilo? O Battle Royale é um gênero que mistura elementos de exploração, sobrevivência, procura de equipamentos e a ideia é simular um jogo de batalha real onde há um último sobrevivente. Para isso, há sempre um grande número de jogadores que iniciam com um equipamento mínimo, e faz parte da estratégia arrumar lugares para se esconder e ter áreas seguras.

Crédito: https://www.windowscentral.com

A medida em que os jogadores vão saindo, vai aumentando o nível de adrenalina dos que sobram, até alcançar o ápice da partida quando fica no um-a-um. Algo semelhante acontece com jogos de cartas nos cassinos como os do netbet, em que só pode ter um vencedor.

Os games que simulam batalha real surgiram no início da década com o nome “último sobrevivente”, sendo um elemento recorrente em jogos multiplayer. Em 2012, o Minecraft lançou um modo chamado Hunger Games em homenagem a um filme de mesmo nome, sendo posteriormente renomeado para Survival Games. A ideia é colocar todos os jogadores no centro do mapa, e eles devem coletar recursos centrais e sobreviverem. Assim como no Battle Royale, o último sobrevivente, ganha.

Devido ao sucesso desse modo, o estilo passou a aparecer em modificações de games famosos como DayZ, game de mundo aberto que até tinha eventos do gênero, mas devido ao tamanho dos mundos acabava tornando disfuncional o gameplay. Desse modo, começaram a surgir diversos mods que diminuíam os cenários para que houvesse uma concentração maior de jogadores e, assim, determinar quem sairia como vencedor.

Desses mods feitos para o DayZ, surgiu um desenvolvido pelo Brendan Greene, mais conhecido pelo nick “PlayerUnknown”. Lançado em 2013, Greene fez um com o título de Battle Royale, em homenagem ao filme japonês lançado no ano 2000 que contava a história de estudantes que foram transportadas para uma ilha e forçados a combater uns aos outros até chegar a um único sobrevivente. Para diferenciar-se dos Hunger Games, o mod dispersa as armas pelo mapa aleatoriamente em cada rodada, não ficando mais no repósito central.

Com a grande popularidade desta modificação que surgiu o PlayerUnknown´s Battlegrounds, que tecnicamente não foi o primeiro game de “Battle Royale”, mas foi o responsável por popularizar o gênero. Atualmente, seu maior rival é o Fortnite, jogo de sobrevivência desenvolvido pela Epic Games, que também utiliza o motor gráfico Unreal Engine, assim como o Battlegrounds.

 

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Central da Pauta.