O American Film Institute divulgou hoje sua lista de melhores obras audiovisuais da temporada. Celebrando a sétima arte, o instituto selecionou 10 obras de cinema e 10 de televisão. Além da lista, o instituto também anunciou o prêmio AFI Special Award para “Roma”. A categoria laureia obras que alcançaram excelência fora dos padrões de critério do cinema americano.

Confira abaixo a lista de filmes e séries:

Melhores Filmes

Infiltrado na Klan, de Spike Lee
Pantera Negra, de Ryan Coogler
“Oitava Série”, de Bo Burnham
Se A Rua Beale Pudesse Falar, de Barry Jenkins
A Favorita, de Yorgos Lanthimos
“First Reformed”, de Paul Schrader
“Green Book”, de Peter Farrelly
“O Retorno de Mary Poppins”, de Rob Marshall
Um Lugar Silencioso, de John Krasinski
Nasce Uma Estrela, de Bradley Cooper

Melhores Séries de TV

“The Americans”
“American Crime Story: O Assassinato de Gianni Versace
“Atlanta”
“Barry”
“Better Call Saul”
“The Kominsky Methor””
“A Maravilhosa Sra. Maisel”
“Pose”
“Succession”
“This Is Us”

Com o fim do ano, começa oficialmente a corrida pelas premiações de sindicatos e Academia. Boa parte dos filmes selecionados pelo American Film Institute estão entre os grandes favoritos da temporada, como “Nasce Uma Estrela” e “Pantera Negra”. Outros, como “Infiltrado na Klan”, que venceu Cannes esse ano, correm por fora.

O American Film Institute costuma por em sua lista uma média de 6 a 7 filmes que também costumam figurar na lista final de indicados ao Oscar de Melhor Filme. Portanto, é interessante observar as trajetórias de filmes como “Oitava Série” e “First Reformed”, que eram tratados como carta fora do baralho, e destacar ausências como “Vice”, que parecia ser um dos favoritos da temporada.

Fonte: B9

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Central da Pauta.