Este post faz parte do RD Summit Live Show, a cobertura completa do RD Summit 2018. Além de artigos, teremos entrevistas com palestrantes, fotos, vídeos e mais durante os três dias de evento. Visite a página da cobertura e fique por dentro de tudo!

Um dos cinco fundadores da Resultados Digitais, André Siqueira subiu ao palco principal no primeiro dia do RD Summit para falar sobre como gerenciar uma estratégia de conteúdo de impacto.

Na palestra, defendeu menos fórmulas e abordagens mais personalizadas. Segundo ele, montar um planejamento de conteúdo autêntico e adaptado às necessidades de cada negócio é viável por meio do conceito de 6W2H. Conheça o que ele significa:

Why – por que fazer conteúdo?: em outras palavras, qual é o seu objetivo? Você pode querer gerar awareness, ser referência, proporcionar proximidade, automatizar e escalar algum processo ou promover o sucesso do cliente. “A ideia é casar o seu produto ou serviço com o seu marketing de conteúdo”, disse.

What – sobre o que devo escrever?: As referências para os conteúdos vêm de várias fontes como brainstorm; time de vendas, atendimento e suporte; sites externos; fornecedores; clientes, busca de palavras-chave e datas ou acontecimentos que servem de mote.

Where – onde vou distribuir?: conteúdos voltados para distribuição orgânica devem estar focados em palavras-chave, enquanto as mídias sociais pedem ofertas mais leves e divertidas. Email requer outro tipo de mensagem, mais objetiva.

When – com qual frequência devo produzir e distribuir conteúdos?: “Cada canal determinará muito a regularidade da produção”, afirmou André. Encher a caixa de entrada dos Leads não é uma boa opção, mas produzir vários posts focados em SEO é interessante, pois só aparecerão quando o tema do artigo for buscado.

Who – quem escreve ou produz?: Pode ser a equipe de marketing, “Na RD, os conteúdos são distribuídos entre as áreas. Dependendo do tema, o autor é uma pessoa de produto, por exemplo”, disse. Há ainda a opção de recorrer a freelancers e agências. “Nesse caso, as chances de receber um bom post aumenta se enviar um estrutura de texto com os tópicos a serem abordados, além de alguns links de referência.”

For whom – para quem escrever?: Tenha sempre em mente quais são as personas do seu negócio.

How – como produzir?: além de eBooks, você pode recorrer a vídeos, podcasts, posts e ferramentas, como quiz. Em qual canal a sua audiência está e qual formato faz mais sentido para ela?

How much – quanto custa produzir?: é preciso avaliar o orçamento total para executar o projeto. Por exemplo, além de prever a compra de uma ferramenta, deve-se pensar se será necessário alguém para operá-la.

“A receita de bolo funciona cada vez menos. É importante os negócios elaborarem um planejamento de conteúdo personalizado”. E completou: “Com essa estrutura em ordem, é possível sair da caixa e se diferenciar.”

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Fonte: Resultados Digitais

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